Titulo Estágio
HelpInvisuais Android ou IPhone
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
DEI
Enquadramento
A melhoria das condições de vida das pessoas com necessidades especiais e também o envelhecimento da sociedade trazem desafios de grande interesse à actualidade. A Internet das coisas (IoT) tem uma potencialidade enorme de trazer melhorias muito importantes neste domínio [Domingo, 2012]. A área foi identificada como prioritária para financiamento a nível da comissão europeia, e terá um crescimento enorme nos próximos anos, atraindo instituições de apoio a este tipo de pessoas, academia e empresas. No DEI/UC e com inicio num projecto a decorrer, foi criado um grupo de trabalho em “Internet of Things” e em particular esse grupo concentrou-se nesta temática.
Em [Domingo, 2012] é identificada uma arquitectura e as questões mais importantes que se levantam nessa arquitectura, quer a nível de desafios práticos para aplicações concretas, quer a nível de desafios para a tecnologia, para apoio a pessoas com necessidades especiais.
Objetivo
Desenvolvimento de ferramentas para navegação e guia até destino para pessoas invisuais.
Com este trabalho ́e proposto um sistema para apoiar pessoas cegas na ida a compras e navegacao dentro de edificios. O sistema proposto ajuda o utilizador a circular pelo edifıcio e encontrar servicos e produtos desejados ou disponıveis. Tem como objetivo aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do dia-a-dia dentro de edifıcios. A pessoa cega nao tem acesso a informacao disponivel por meios visuais. O sistema consiste numa aplicacao para smartphone que oferece navegacao assistida em edifıcios publicos, respondendo a questoes, guiando a pessoa, e disponibilizando informacao objetiva sobre os espacos, servicos e produtos disponıveis.
O sistema proposto inclui tambem um sistema de informacao. Este sis- tema de informacao identifica o destino pretendido e oferece informacao concisa ou detalhada sobre os produtos ou sevicos dispon ́ıveis. O sistema determ- ina constantemente a localizacao do utilizador, calcula rotas, guia a pessoa dentro do edifıcio, e identifica pontos de interesse na vizinhanca da pessoa. O sistema requer tecnologia de localizacao por beacons, que podera por sua vez ser baseados nas tecnologias Bluetooth ou Wi-Fi.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1- estudo da arte e contectualização
Estudar-se-á as soluções actuais para o problema. Estudar-se-á as propostas para o futuro.
2- definição de soluções para cenários a colocar
tendo em conta cada um dos aspectos descritos nos objectivos, delinearemos soluções.
3- planeamento do sistema de teste
Especificaremos como será o prototipo de teste
4- inicio da implementação
Desenvolveremos o prototipo.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
5- desenvolvimento do prototipo
Desenvolveremos o prototipo.
6- smartphone app, resultados experimentais
Obteremos resultados para artigos e tese.
7- escrita de artigo e da tese
Escreveremos a tese.
Plano no tempo:
-------Set-O----Nov-D----Jan-F--Mar-A---May-J
1--------x--------x
2--------x--------x
3--------x--------x
4-----------------x
5-----------------x-------x-------x------x
6-------------------------x-------x------x
7---------------------------------x------x
Condições
Java, Rest, georeferenciação, programação de arduino e outros sistemas de sensores, programação android ou outros sistemas operativos de smartphones
Estagio não remunerado. O estagiário será integrado numa equipa de projecto que trabalha em IoT.
Observações
Estagio não remunerado. O estagiário será integrado numa equipa de projecto que trabalha em IoT.
Orientador
Pedro Furtado
pnf@dei.uc.pt 📩