Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 11:14:08 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Evolução de classificadores: o caso da previsão de desempenho desportivo

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

ECOS/CISUC

Enquadramento

A selecção de jovens desportistas, na previsão de que podem vir a ter um elevado desempenho, é um processo complexo e que envolve vários parâmetros. Por exemplo, no caso do Futebol, a escolha baseia-se na consideração de variáveis específicas do futebol, mas também noutras de natureza antropométrica, fisiológica, funcional, de maturação esquelética ou ainda de orientação motivacional. Para ajudar no processo de decisão são feitos estudos extensos e prolongados no tempo, com populações de jovens que vão sendo acompanhados ao longo dos anos. Esses estudos permitem estabelecer relações entre os valores concretos de cada indivíduo para os parâmetros acima indicados e o seu desempenho. Os dados podem ser tratados do ponto de vista descritivo mas também de modo inferencial. A obtenção de um modelo de classificador a partir dos dados, para uso futuro, assume particular importância. Existem no entanto várias dificuldades neste processo, a menor das quais não é seguramente a identificaçã

Objetivo

Pretende-se identificar o grupo ou grupo de variáveis que podem predizer, de forma dicotómica, a pertença ou não ao grupo de jogadores que atinge o final da especialização em Futebol. Daí que, a definição de um classificador deste tipo seja o objectivo central deste trabalho. Ele permitirá aperfeiçoar o sistema de selecção de jogadores, colocando á disposição dos treinadores ferramentas de apoio à decisão.
O classificador a evoluir basear-se-á em algoritmos inspirados na natureza, que fazem parte da área científica conhecida por Computação Evolucionária. A validação do classificador será feita com base em dados reais, disponibilizados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que incluem os valores basais em todas as variáveis de todos os participantes avaliados e, como valor de referência, os valores médios dos participantes que atingiram o final do processo de especialização e avaliação.
Espera-se que, face à qualidade dos resultados obtidos, seja em relação ao classificador seja em relação à aplicação concreta, o trabalho seja objecto de submissão a uma conferência da especialidade.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1.Familiarização com a área de Computação Evolucionária
2. Familiarização com o problema da classificação dentro da área de aprendizagem automática
3. Estado da Arte relativo ao uso de Computação Evolucionária para resolver o problema do desenho de classificadores
4. Familiarização com o domínio da aplicação e com os dados
5. Definição da arquitectura do sistema
6. Escrita do relatório intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Implementação do sistema
2. Validação do sistema
3. Escrita do documento final

Condições

Estágio não remunerado.
O estágio decorrerá nos Laboratórios do ECOS do CISUC. O(a) aluno(a) terá à sua disposição o espaço e os recursos computacionais do grupo.

Observações

A frequência no passado da disciplina de Computação Evolucionária tem influência sobre a duração das tarefas 1 e 3.

O trabalho será acompanhador pelo Prof. Carlos Gonçalves da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. A FCDEF facultará os dados reais necessários.

Orientador

Ernesto Costa
ernesto@dei.uc.pt 📩