Auto-Propostas MEI 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 09:35:56 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Using Bluetooth LE and Mobile apps for Enhanced Shopping Experience

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Sede da Empresa - IPN, Coimbra

Enquadramento

Bluetooth LE é um novo standard de comunicação que está agora a massificar-se no mercado, muito graças à sua integração no conceito de iBeacon. Em simultâneo, as suas capacidades ao nível da comunicação com consumos de energia reduzidos, torna-o um candidato relevante para comunicação de curto alcance em vários domínios.
A Numberdiscover, Lda é uma empresa que tem vindo a especializar-se na aplicação da denominada Internet of Things a verticais como energia e refrigeração.

Tendo em conta o potencial de utilização do BLE, e após analisar cuidadosamente as soluções já existentes, observa-se a oportunidade de desenvolver uma solução de indoor location para clientes de hiper-mercados.
Esta solução deve consistir numa plataforma desenhada para ser facilmente interoperável com outras aplicações, mas focada em ajudar o utilizador a fazer as suas compras da forma mais simples e eficiente possível.

Objetivo

• Validar o potencial de Bluetooth LE enquanto protocolo para a Internet of Things
• Desenvolver uma aplicação móvel iOS para gestão da lista de compras
• Desenvolver uma aplicação móvel iOS que guie o cliente no hiper-mercado, de forma a recolher
todos os items da lista de compras da forma mais eficiente
• Permitir ao utilizador pesquisar no espaço por item
• Definir uma arquitectura que permita a futura aplicação da tecnologia desenvolvida a outros fins !que posso tirar partido das mesmas funcionalidades de localização e orientação indoor

Plano de Trabalhos - Semestre 1

• Estudo do Estado da arte
• Definição da arquitectura do sistema
• Desenvolvimento de uma aplicação móvel simples para adicionar items (compras) categorizados
• Desenvolvimento de uma aplicação simples que guie o utilizador num espaço de forma a percorrer um conjunto previamente ordenado de categorias, identificados por iBeacons

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Desenvolvimento de turn-by-turn navigation que optimize o processo de compras previamente definidas
• Pesquisa pela localização de um produto.
• Validação
• Escrita do relatório de estágio

Condições

O estagiário poderá trabalhar na sede da empresa, onde terá acesso a todos os dispositivos necessários para a realização do estágio.

O estágio será remunerado.

Observações

A nova proposta aplica a mesma tecnologia (BLE) a um domínio diferente (compras em lojas de grande superfície). Neste contexto, o foco passa de acumular dados e usá-los em detecção de presença para através da posição do utilizador sugerir o percurso mais eficiente para tratar das suas compras.

Justificação
Analisando o estado da arte durante o inicio do estágio, observou-se que a oportunidade detectada aquando da escrita da proposta no contexto da smart home foi posta em causa pelo lançamento muito recente de um conjunto diverso de soluções nesse espaço.
Deste modo, mantendo a confiança que BLE é uma tecnologia promissora que permite um novo paradigma de interação, decidiu-se aplicá-la a um domínio diferente, tentando garantir o caracter inovador do estágio.

Orientador

Rafael Patricio Balaus Jegundo
rafael.jegundo@gmail.com 📩