Auto-Propostas MEI 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 16:49:40 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de Gestão de Importação

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro ou Lisboa

Enquadramento

O fluxo de importação internacional de mercadorias ou de bens de consumo é composto por vários processos (entre os quais Prospeção, Negociação, Importação, Transporte, etc.) entre o importador no destino e o exportador na origem, e outras entidades subcontratadas pelas partes, nomeadamente empresas de Transporte e Logística.

Normalmente estas entidades, após o processo de prospeção e de negociação, iniciam o processo de compra na perspetiva do Importador e de Venda na perspetiva do Exportador.
Associado a esta transação está subjacente o processo de transporte, que pode ser contratualizado de inúmeras formas quer pelo importador\quer pelo exportador e através dos chamados inconterms, que estabelecem a responsabilidade de cada entidade.

Após a compra da mercadoria pelo importador este tem uma visão opaca do percurso e acompanhamento da mercadoria e não têm informação em tempo real nem transparência de todo o processo logístico.

Objetivo

Com este projeto, pretende-se estudar a atual forma de comunicação entre importadores e exportadores e as empresas logísticas e de transporte que prestam o serviço de transporte e quais as melhorias no processo de comunicação e de informação entre todas as partes, para que o importador possa ter a melhor visibilidade deste processo e torna-lo o mais eficiente possível otimizando o seu impacto nos seus processos a montante, de Produção e Comercial.
Estudar toda a comunicação necessária entre os importadores, transportadores e exportadores, e explicitar qual a informação relevante para todas as partes.
Desenvolver especificação e desenho de uma aplicação que integre a informação necessária do importador e na perspetiva deste, com o exportador e empresas de transporte através de uma metodologia iterativa validada por um ou mais clientes reais de referência nacional.
Implementar uma aplicação/protótipo que coloque em prática o conhecimento obtido. A aplicação será alvo de validação por parte dos intervenientes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1ºSemestre

● Estudo e Análise do enquadramento e objetivos do projeto;
● Estudo e Análise de requisitos dos desenvolvimentos a efetuar;
● Estudo e Análise das tecnologias e ferramentas a utilizar;
● Planeamento do desenvolvimento;
● Escrita do relatório intermédio e preparação de apresentação;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

2ºSemestre

● Desenvolvimento da aplicação/protótipo;
● Demonstração e Validação do projeto;
● Escrita do relatório final e preparação de apresentação;

Condições

Acesso ao ambiente de desenvolvimento necessário (servidor, pc, email, ferramentas de desenvolvimento).
Apoio e acompanhamento nas visitas aos importadores.
Estágio remunerado.

Observações

A MAEIL está habituada a receber estagiários e já apoiou várias teses de dissertação de mestrado em colaboração com o IST em Lisboa. Gostaríamos de estabelecer uma relação identica com a UC, nomeadamente com o DEI.
Já conhecemos o trabalho do aluno, num estágio de Verão realizado em 2013.

Orientador

Hugo Duarte da Fonseca
hdf@maeil.pt 📩