Propostas sem aluno atríbuido MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 02:51:26 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

NoME - No More Exceptions

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Este estágio está integrado do projeto “NoMe - No More Exceptions”. O objetivo deste projeto é criar e explorar um modelo inovador para lidar com exceções que dará aos programadores a possibilidade de agir sobre uma potencial exceção antes de esta ocorrer, em vez de apenas lhes ser permitido reagir após a exceção já ter sido levantada. Isto fará com que o leque de estratégias para lidar com potenciais problemas seja muito mais alargado. Na prática, isto significa que se o ambiente de execução detetar que um problema está iminente, ele notificará o programa e fará uma pausa na execução do programa para que este possa tentar impedir o problema de vir a ocorrer. A esta abordagem demos o nome de Predictive Exception Model (PEM) e na sua concepção fomos buscar inspiração aos atuais modelos de EH e aos sistemas de previsão de falhas em tempo de execução (Online Failure Prediction – OFP).

Objetivo

Especificação e implementação do mecanismo de suporte ao modelo de exceções PEM ao nível da linguagem de programação e ao nível do ambiente de execução. Realização dos primeiros testes e prova de conceito. O estagiário irá seguir processos de engenharia de software bem estruturados e adequados ao projeto e à equipa.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

(ID da tarefa / Identificação / Duração (horas) / Dependências)

(1 / Integração na equipa do projeto / 5 / -)

(2 / Aprendizagem das metodologias de desenvolvimentos e processos relacionados / 16 / 1)

(3 / Aprendizagem das tecnologias e ferramentas a utilizar / 16 / 1,2)

(4 / Estudo da literatura, enquadramento e objetivos do projeto / 32 / 1)

(5 / Identificação de requisitos / 16 / 4)

(6 / Planeamento do desenvolvimento / 5 / 5)

(7 / Sprints de desenvolvimento / 128 / 6)
(8 / Escrita do relatório intermédio e preparação da apresentação / 16 / 7)

(9 / Preparação de demonstração / 10 / 8)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(ID da tarefa / Identificação / Duração (horas) / Dependências)

(10 / Integração dos dados recolhidos na apresentação intermédia no planeamento do estágio e na preparação do relatório final / 20 / -)

(11 / Sprints de desenvolvimento / 380 / 7,10)
(12 / Escrita de documentação / 25 / 11)

(13 / Preparação de testes e demonstração / 25 / 11)
(14 / Sprints de desenvolvimento / 80 / 7,13)

(15 / Escrita do relatório final e preparação da apresentação / 30 / 14)

Condições

O aluno poderá vir receber um subsídio de manutenção mensal de acordo com a tabela da FCT para Bolsas de Iniciação Científica, pago por transferência bancária. A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro da UC conforme disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Coimbra (Despacho n.º 5120/2005 (2.ª), DR. n.º 48, de 9 de Março, Deliberação n.º 23/2005, de 5 de Janeiro do senado da Universidade Coimbra).

Observações

Os candidatos deverão apresentar (preferencialmente) um bom currículo académico nas áreas relacionadas com o projeto. Nomeadamente: programação orientada aos objetos; sistemas operativos; e engenharia de software. A aprovação final de um candidato será realizada pelo orientadores da Universidade de Coimbra sendo obrigatória a realização de entrevistas com os candidatos.

Orientador

Bruno Cabral
bcabral@dei.uc.pt 📩