Propostas sem aluno atríbuido MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 03:11:29 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Métodos de garantia de Qualidade de Experiência em Redes Móveis de Nova Geração

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

Lisboa

Enquadramento

PALAVRA-CHAVE: Redes Móveis, LTE, Optimização, QoE.

Tema relevante no futuro próximo a um nível tecnológico e financeiro para as operadoras. Quando os serviços e os preços praticados pelas mesmas começarem a convergir entre si, a QoE será com toda a certeza um elemento diferenciador e com relevância aquando da escolha do consumidor.

Objetivo

O LTE no mercado português está a agora em fase de implementação sendo por isso uma tecnologia pouco experimentada em ambiente real. As sedutoras melhorias em termos de capacidade e velocidade de acesso abriram portas a múltiplos serviços inovadores, assim como ao desenvolvimento de novos terminais mais capazes e a uma mudança do paradigma associado à mobilidade, compatibilidade e à própria tecnologia móvel. Este sistema multivariável acarreta um grande desafio técnico nomeadamente aquando da sua utilização massiva/de pico ao nível de uma rede móvel. Sendo o LTE uma tecnologia flat-IP, a Qualidade de Experiência (QoE) surge obrigatoriamente como uma prioridade ao nível do serviço prestado pelas operadoras, nomeadamente enquanto elemento avaliador do funcionamento geral da rede na perspectiva do utilizador.
Com este trabalho pretende-se exactamente identificar diversos métodos existentes para garantir a QoE em LTE para os vários serviços disponibilizados (em tempo real ou não), assim como os desafios esperados para a sua implementação.
Serão necessários conhecimentos de redes móveis e especificamente de LTE.

RESULTADOS ESPERADOS:
Identificação de modelos de garantia de QoE e respectivas vantagens e desvantagens, métodos e restrições de implementação.
Identificação e/ou elaboração de KPIs (Key Performance Indicators) que possam reflectir a satisfação do utilizador face aos serviços requisitados (transformação de uma Perceived QoS num elemento mensurável para uma operadora).


Plano de Trabalhos - Semestre 1

Revisão/estudo do Estado da Arte para o LTE;
• Arquitectura IP (E-UTRAN, EPC)
• OFDMA/SC-FDMA
• Escalabilidade de Largura de Banda, Latência, MIMO
• AMC (Adaptive Modulation and Coding) vs Qualidade de Canal
• Schedulers (atribuição de Resource Blocks)

Serviços típicos disponibilizados;
• Tempo Real;
o Video Call; VoIP; Streaming; Real Time Gaming
• Tempo não real
o Video (buffered streaming); TCP-based services (www, e-mail,ftp, etc.); Interactive gaming

Plano de Trabalhos - Semestre 2


Desafios para a qualidade de experiência (ex: mobilidade, cobertura, interferência, nº de utilizadores por célula) para cada serviço disponibilizado;
• Em situação standard;
• Em eventos especiais concentradas geograficamente (jogos de futebol; concertos, etc);
• Em eventos especiais dispersos geograficamente (Natal, passagem de ano, etc);

Técnicas/soluções que permitem garantir a QoE e respectivos desafios;
• Ex: Segmentação de utilizadores; Transcoding orientado à necessidade de utilização; traffic shaping;

Identificação/construção de KPIs adequados para avaliação de um serviço ou performance da rede em função da QoS;
• Ex: KPIs baseados em latência, que possam reflectir um indicador mensurável para uma operadora a satisfação do utilizador (entrelaçamento entre MOS – Mean Opinion Score e redes IP)

Conclusões e perspectivas futuras da evolução da QoE nas redes móveis.

Condições

Para eleboração de dissertação na ALtran serão garantidas as seguintes condições:
- Reembolso das despesas de transporte
- Reembolso da despesas de alimentação

Nota: o trabalho de dissertação não implica uma total deslocação para Lisboa. O aluno poderá realizar o trabalho remotamente, com deslocações periodicas à sede da empresa.

Observações

Referências Bibliográfica:
Documentação interna Altran, artigos IEEE e outra documentação fornecida pelo professor responsável (livros, teses recentemente elaboradas, etc.)

Orientador

Bruno Santos
bruno.santos@altran.pt 📩