Titulo Estágio
Criação do Modelo Individual de Mobilidade
Área Tecnológica
Reconhecimento de Padrões
Local do Estágio
FCTUC
Enquadramento
TICE-Mobilidade é um projecto de I&D que envolve 27 parceiros entre empresas, instituições de investigação e institutos de transferência de tecnologia e tem um orçamento aprovado a 3 anos no valor de 6M€. O Projecto pretende implementar uma plataforma para Sistemas de Mobilidade Centrados no Utilizador.
Um dos serviços a implementar será consequência da investigação desenvolvida no (sub)projecto ECO circuitos, em colaboração com as empresas Smartmove, ISA e Monitar e com a Universidade do Minho. Mais concretamente, o aluno trabalhará no aprofundamento do estado da arte em modelação de padrões de mobilidade individual e na implementação de um modelo adequado.
Objetivo
O objetivo do presente estágio consiste na exploração de novas abordagens que, permitam otimizar o algoritmo de inferência desenvolvido. Pretende-se também que este seja capaz de identificar um conjunto mais abrangente de modos de transporte com precisão, mais concretamente na distinção entre os vários modos de transporte motorizados, através da análise dos dados recolhidos por um grupo de voluntários podendo fazer uso ou não de informação GIS. Por fim, será promovida a integração entre o algoritmo desenvolvido e a aplicação android responsável pela recolha dos dados, para que o utilizador possa visualizar dados relativos à sua mobilidade no final das suas viagens.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Actualização do estado da arte
- Descrição da implementação da versão-0 do algoritmo de inferência com os modos: PEDESTRE, CARRO E AUTOCARRO
- Resultados obtidos com o caso de estudo
- Especificação mínima do sistema a desenvolver no 2º semestre
- Escrita do relatório da Defesa intermédia
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Desenvolvimento e implementação da versão-1, aumentada
- Testes e optimização e implementação da versão 2
- Integração na aplicação Android e validação
- Escrita do Relatório de Dissertação
Condições
Boas capacidades de algoritmia, de modelação e de programação.
Interesse na análise de dados e experiência na área dos transportes serão valorizadas, bem como um bom domínio da língua inglesa.
Observações
Este estágio pode ser remunerado. (Remuneração sujeita a concurso de bolsa investigação do Tice.Mobilidade de acordo com as normas da FCT.)
Orientador
Prof. Carlos Bento
bento@dei.uc.pt 📩