Titulo Estágio
007-G-066_2012_CTE4_Lista_de_Espera_Virtual
Área Tecnológica
Comunicação Telemática
Local do Estágio
PT Inovação Aveiro
Enquadramento
Gestão autmomática de listas de espera, evitando ao máximo a perda de tempo do cliente/utente.
Criação de um serviço de listas de espera centralizado que permita, online ou via telemóvel, aceder a uma plataforma de serviços (Bancos, Finanças, Consultas Médicas, Correios, Via Verde, etc) que identifique a numeração da senha que se encontra a ser atendida e a próxima livre que poderá, por opção, ser “retirada” virtualmente pelo utilizador em questão, dando uma aproximação do tempo de espera necessário. Entretanto, o utilizador poderá visualizar, em tempo real, o decorrer das senhas existentes na lista de espera de forma a deslocar-se ao local apenas na altura em que será atendido. Desta forma evita-se uma espera demorada e com consequências drásticas no tempo despendido no dia-a-dia de trabalho. Por outro lado, caso seja apenas pretendido um serviço informativo, em vez de se ficar à espera de se ser atendido ao telefone, tendo gastos inerentes à chamada efetuada, poderia criar-se mais uma vertente da lista de espera virtual que permite um atendimento final sob diversas formas: MSN, contacto telefónico ou chamada vídeo, garantindo contacto visual.
Objetivo
- Especificação detalhada do use case
- Estudo/selecção de algoritmos de gestão de listas de espera
- Implementação da aplicação (Android, Portal de gestão de tickets virtuais)
- Integração e teste do algoritmo escolhido face ao use case definido
- Validação final
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Estudo e formação sobre os conceitos base:
Ambientação às ferramentas e metodologias do projecto;
Estratégias e padrões para a Integração de dados;
Estudo do estado da arte na área.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Pretende-se que o estagiário deverá efectuar um estudo e levantamento dos requisitos do sistema a implementar. Estes requisitos serão validados pelos membros da equipa e pelos Orientadores .
Este documento terá que definir com rigor todos os requisitos funcionais e não funcionais e se possível deverão conter os Use-Cases e alguns Wireframes. Nesta fase é crítico identificar quais os componentes base, sistemas e formatos de dados a integrar.
O aluno terá que assegurar que os artifícios criados estão consistentes e correctos, de acordo com as politicas definidas para a organização e projecto. A aprovação do trabalho realizado está dependente do resultado dos processos de verificação e validação realizados.
Condições
Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria - Programa GENIUS
Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt e vera-l-santos@ptinovacao.pt
Observações
Competências Técnicas:
- Conhecimentos de Sistemas operativos de terminais móveis (pelo menos Android)
- Java
- Tencologias Web (e.g. SOA, web services, Ruby, Jason)
Orientador
Telma Mota
telma@ptinovacao.pt 📩