Titulo Estágio
cardioRisk Plataforma clínica para avaliação do risco cardíaco em ambiente hospitalar
Área Tecnológica
Informática Médica
Local do Estágio
DEI-CISUC
Enquadramento
Este projecto insere-se no contexto da gestão das doenças cardiovasculares.
Existem actualmente em utilização pelos clínicos ferramentas que foram desenvolvidas com o objectivo de estimar o risco de ocorrência de um evento (hospitalização ou morte) originado por doença cardiovascular. Contudo, estas ferramentas apresentam algumas lacunas importantes uma vez que, entre outros, ignoram a informação existente em ferramentas similares e consideram um número limitado de factores de risco
Este trabalho pretende contribuir para reduzir estas fragilidades através do desenvolvimento de metodologias que permitam a integração de várias ferramentas e ao mesmo tempo possibilite a utilização de novos factores de risco.
Este estágio será suportado pelo projecto cardioRisk: Personalized Cardiovascular Risk Assessment through Fusion of Current Risk Tools, financiado pela FCT (PTDC /EEI-SII/2002/2012).
Objetivo
Em termos de objectivos técnicos pretende-se implementar uma plataforma clínica, a funcionar em ambiente hospitalar, que permita incorporar algoritmos de risco cardiovascular, a integração de sinais vitais adquiridos de dispositivos clínicos (em particular ECG-electrocardiograma) assim como a integração com o HIS - sistema de informação hospitalar (parcialmente).
O seu principal objectivo científico é o desenvolvimento de algoritmos e modelos clínicos personalizados para a avaliação do risco cardiovascular de forma a estratificar os doentes de acordo com as suas necessidades em termos de cuidados médicos.
A pertinência da solução será avaliada através de um estudo hospitalar, a decorrer no Centro Hospitalar Leiria Pombal.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Plataforma clínica: estudo do problema e implementação de solução
Setembro 2013 / Maio 2014
Resultados esperados: Espera-se a implementação de uma plataforma WEB, que permita o acesso a profissionais e inclua: 1) um módulo de apoio à aquisição, análise e armazenamento de ECGs; 2) um módulo de armazenamento e acesso a informações relevantes sobre os doentes em estudo; 3) a possibilidade de incorporar algoritmos de risco (entre os quais os desenvolvidos na segunda fase do estágio).
A análise de requisitos será realizada em estreita cooperação com os responsáveis do CHLP.
Esta fase inclui:
1) Análise; 2); projecto e 3); respectiva implementação.
2. Relatório intermédio
Fevereiro 2014
Plano de Trabalhos - Semestre 2
3. Desenvolvimento de algoritmos de risco cardíaco
Fevereiro 2013 / Maio 2014
Esta tarefa tem por objectivo o desenvolvimento de algoritmos para a avaliação de risco cardiovascular com base nos sinais adquiridos na fase anterior (nomeadamente o ECG) e parâmetros específicos do doente (existentes no HIS).
Com especial relevância na avaliação do risco são os parâmetros que resultam da análise da variabilidade do ritmo cardíaco (HRV-heart rate variability), que se espera explorar com detalhe neste estágio.
Note-se que, numa fase inicial, quando ainda não existirem dados reais, a validação poderá suportada usando bases de dados privadas (HeartCyle) e públicas (Physionet).
Esta fase inclui:
1) Revisão do estado da arte; 2) implementação de algoritmos; 3) validação; 4) incorporação na plataforma clínica.
4. Escrita da tese
Maio 2014 / Junho 2014
Condições
Possibilidade de bolsa de investigação no âmbito do projecto cardioRisk- FCT.
O trabalho decorrerá nos Laboratório de Informática Clínica, do Grupo de Computação Adaptativa do CISUC, no DEI.
Haverá a necessidade de deslocação Centro Hospitalar Leiria Pombal.
Observações
Os algoritmos devem preferencialmente ser implementados em Matlab.
Co-Orientadores
Simão paredes
sparedes@isec.pt
Orientador
Jorge Henriques
jh@dei.uc.pt 📩