Propostas de Estágio 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 21:34:51 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicação Android para Sistema de Recargas Electrónicas

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT Software desenvolve soluções de pagamentos para operadores de telecomunicações, banca, empresas de televisão e energia. Uma dessas soluções é uma plataforma de recargas electrónicas para pagamento de telefones pré-pagos. O sistema utiliza terminais do tipo POS para suportar as transacções de recarga e pagamento de serviços.

A utilização desta plataforma de recargas electrónicas tem tido um crescimento muito interessante num país estrangeiro onde o sistema está em produção. Enquanto a empresa vai continuar a comercialização desta plataforma noutras geografias do planeta, há que começar a pensar em formas alternativas e inovadoras para efectuar recargas electrónicas e pagamento de serviços.

Neste contexto, a empresa tem uma pool de ideias resultantes do processo de brainstorming interno e gostaria de começar a validar algumas dessas ideias através da construção de protótipos para validação de conceitos.

Este estágio visa precisamente a validação de um desses conceitos: verificar a possibilidade de usar um simples terminal Android para dar suporte a transacções de recargas, e para ser usado pelos agentes nas lojas da empresa que presta o serviço ao consumidor.

Objetivo

O objectivo deste estágio será a implementação de uma app para um terminal Android que forneça as funcionalidades de recarga e pagamento de serviços. Esse terminal Android iria substituir os tradicionais equipamentos POS. Importa avaliar o acréscimo de usabilidade e funcionalidade que se consegue com um terminal Android, mas ao mesmo tempo, importa avaliar alguns requisitos não-funcionais para um terminal de pagamentos: segurança, robustez e performance.

Com o auxilio do tutor ou do seu orientador, o estagiário deverá começar por fazer um levantamento detalhado do estado da arte neste tipo de soluções já existentes, incluindo um resumo dos pontos fortes e fracos de cada solução existente.

Após o levantamento do Estado da Arte, o aluno deverá proceder à análise detalhada da arquitectura e funcionamento da aplicação a desenvolver e dos requisitos de integração com o Backend da plataforma de recargas, com especial atenção à modularidade e escalabilidade da solução.

Ainda no primeiro semestre, espera-se que o aluno elabore a definição de requisitos do protótipo, mockups do user interface e implemente um versão inicial da aplicação com um conjunto de funcionalidades chave.

No final do primeiro semestre, o aluno deverá entregar o primeiro protótipo pronto a ser avaliado pela WIT, para que se possam fazer os ajustes necessários no início do segundo semestre e implementar o conjunto de novas funcionalidades no terminal de recargas Android.

Durante o decorrer do segundo semestre, espera-se que o aluno implemente algumas funcionalidades específicas de Customer Care que serão inovadoras do ponto de vista da plataforma. As novas funcionalidades deverão ser fornecidas por novos interfaces no Backend, que serão criados pelo aluno como mockup services.

O objectivo final é realizar um estudo de benchmarking da app que executa no terminal Android, de modo a avaliar alguns atributos muito importantes: segurança, robustez, usabilidade, performance e escalabilidade.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do estado da arte em soluções móveis de carregamento de contas de serviços pré-pagos ou relacionados.
- Estudo da arquitectura das soluções identificadas;
- Estudo aprofundado da plataforma Android, metodologias e ferramentas de suporte ao desenvolvimento e teste de aplicações Android e de integração com sistemas Backend através de web-services;
- Análise à arquitectura do interface do Backend;
- Análise detalhada das funcionalidades a desenvolver;
- Definição de requisitos do protótipo a implementar;
- Elaboração de mockups do layout da aplicação a desenvolver
- Especificação dos elementos de UI a desenhar pela equipa de designers da WIT;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Mecanismos de integração da aplicação no ambiente de Continuous Integration da WIT
- Desenvolvimento da aplicação:
1. Criação do layout base da aplicação
2. Integração com o Backend através dos web-services do sistema
3. Implementação do mecanismo de autenticação
4. Implementação do módulo de reference data da aplicação
5. Implementação das funcionalidades associadas com as operações de recarga electrónica
6. Implementação das funcionalidades de reporting
7. Implementação das funcionalidades de gestão das vendas
6. Testes funcionais e documentação dos mesmos
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Revisões à primeira versão da aplicação, após demonstrações internas e recolha de feedback
- Arquitectura dos serviços de suporte às novas funcionalidades de Customer Care
- Desenvolvimento da aplicação:
1. Implementação dos mockup services para Customer Care
2. Desenvolvimento das novas funcionalidades relacionadas com Customer Care
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais (segurança, robustez, usabilidade, performance e escalabilidade).
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra.

O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). Além desta possibilidade, o estagiário poderá também ser convidado para participar em eventos de team-building e eventos de brainstorming.

Os candidatos a este estágio serão seleccionados através de um conjunto de testes técnicos (com especial ênfase em conceitos de programação, conhecimentos de sistemas distribuídos, tecnologias de internet e bases de dados), testes de QI, de Inglês e de uma entrevista presencial.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do Backlog, promove as Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Sérgio Cardana
sergio.cardana@wit-software.com 📩