Titulo Estágio
Desenvolvimento de sistema OLAP para análise de informação de gestão académica da UC
Área Tecnológica
Bases de Dados
Local do Estágio
Edifício Central do Polo II
Enquadramento
Actualmente a Universidade de Coimbra dispõe de um sistema de gestão académica e pedagógica em que as funcionalidades de análise são limitadas e em algumas áreas claramente insuficientes. Além disso as funcionalidades de análise de dados assentam sobre o sistema de gestão de base de dados que serve de base às operações DML, existindo por vezes impacto ao nível da performance e disponibilidade do sistema.
Objetivo
Elaboração de um sistema OLAP autónomo que permita analisar a informação académica do NONIO sobre as perspectivas consideradas mais relevantes pela Reitoria.
Algumas vertentes de análise poderão ser:
• Dados pessoais dos alunos relativamente a curso, ciclo, unidade orgânica, etc. (naturalidades, nacionalidades, idade, género, etc.)
• Análise da informação dos inquéritos dos caloiros e dos padrões de evolução (contexto socioeconómico, divulgação da UC, como vivem os estudantes em Coimbra, etc.)
• Análise das avaliações e resultados de avaliações
• Perfil e evolução de características dos alunos que concluem cursos na UC
• Etc…
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Realizar análise de requisitos com responsáveis da UC para perceber a informação que será necessário recolher para a base de dados OLAP e elaborar a lista de questões modelo às quais o sistema deve ser capaz de dar resposta. Com base nesta análise deverá ser claro qual a informação a recolher do sistema de gestão académica e devem ser clarificadas todas as situações de ambiguidade que possam existir relativamente a cálculos intermédios a realizar.
Levantamento do estado da arte relativamente a sistemas OLAP e soluções possíveis, realizando uma análise custo/benefício. Deverão ser estudadas alternativas open-source e proprietárias e deverá ser elaborado um documento onde é detalhada essa análise e onde é realizada uma recomendação.
Desenho preliminar do modelo de dados, definição de parametrizações e de outros elementos que integrarão a base de dados (triggers, restrições complexas de integridade, etc.). Deverão ser identificados e caracterizados os factos e dimensões do modelo de dados. Este artefacto deverá integrar o relatório a elaborar no 2º semestre e que será aprovado pela UC como sendo o caderno de encargos do trabalho a realizar.
Escrita do relatório intermédio de estágio. Este relatório deverá apresentar o trabalho realizado no primeiro semestre e detalhar a planificação do trabalho a desenvolver no 2º semestre.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Elaboração de relatório relativo a objectivos e arquitectura, para aprovação por responsáveis da UC. O relatório deve descrever claramente os objectivos do sistema, a informação que será carregada para o sistema e o tipo de questões às quais à aplicação deverá poder dar resposta. Devem ser indicadas todas as assunções e transformações de dados que serão realizadas. O modelo de dados deve igualmente constar do documento. Deve ainda ser indicada a frequência dos procedimentos de refrescamento, identificadas as características e parametrizações mais relevantes da staging área e do sistema final. Por fim, deve ser incluída uma caracterização das ferramentas que estarão ao dispor do utilizador final.
Desenvolvimento e teste dos procedimentos de carregamento inicial de dados e de actualização periódica. Deverá ser elaborado um documento com os testes a realizar e posteriormente deverá ser produzido um relatório com os resultados obtidos.
Desenvolvimento de interfaces de análise de informação e parametrização de acordo com o descrito no documento elaborado pelo estagiário e aprovado pela UC. Estas ferramentas poderão ser igualmente sujeitas a testes a definir, dependendo das ferramentas utilizadas/desenvolvidas.
Escrita da tese final de acordo com as orientações do DEI.
Condições
10 meses (Setembro - Junho), 480€/mês
Observações
Por sugestão do Professor Marco Vieira, sugere-se como orientador do DEI o Professor Bruno Cabral.
Orientador
Pedro Laranjeiro Pinto
plpinto@uc.pt 📩