Titulo Estágio
SIGER Móvel
Área Tecnológica
Engenharia de Software
Local do Estágio
Coimbra, incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes
Enquadramento
A presente proposta de estágio está inserida dentro do projecto SIGER (Sistema Integrado de Gestão e Exploração para a Restauração) da empresa Softkom2. Este projecto, aprovado no âmbito do programa QREN, está actualmente a ser implementado. Pretende-se que o aluno seja integrado na equipa de desenvolvimento de software que está encarregue da realização do projecto.
Actualmente o negócio de restauração apresenta diversos problemas cuja solução pode passar pela utilização integrada de novas tecnologias. Embora o panorama tenha vindo a melhorar, com a adopção de alguns meios informáticos de apoio à venda/gestão por parte de muitos estabelecimentos, a maioria apenas funciona com um software Point of Sale (POS) básico e fixo. Mesmo algumas das opções já disponibilizadas pelo software existente no mercado não são na maioria das vezes aproveitadas, devido à dificuldade da sua aplicação à realidade da maioria dos estabelecimentos. De entre estes problemas destaca-se a gestão ineficiente devido à ausência de ferramentas simples, a inexistência de uma visão global sobre o negócio, a inexistência de controlo efectivo dos artigos em stock, a ausência de indicadores de gestão, a ocorrência de actividades paralelas dentro dos estabelecimentos comerciais. O conjunto de dificuldades enunciados são lesivas quer para os empresários, que vêm o seu negócio mal rentabilizado, quer para os clientes que são postos de parte em todo o processo.
O software a desenvolver no âmbito do projecto SIGER, pretende dar resposta aos problemas explicitados e ir mais além, permitindo um sistema integrado, envolvendo novas ferramentas de software em conjunto com novas opções de hardware incluindo Radio-Frequency IDentification( RFID) e/ou a Near Field Communication (NFC), que proprietários, empregados e clientes podem usar em seu benefício. Esta nova abordagem permitirá uma gestão mais cuidada, consciente e dinâmica, um aumento da produtividade e consequente rentabilidade, e também um foco no cliente final, até agora um participante passivo em todo o processo. A solução encontrada deverá ser também facilmente usada e instalada, tendo em vista os diversos tipos de clientes finais e o mercado internacional.
No âmbito deste estágio será adicionada uma componente móvel ao projecto, de modo a que quer pedidos, quer o controlo de operações, possam ser feitos a partir de dispositivos móveis.
O projecto SIGER, no âmbito do qual este estágio é lançado, tem uma duração estimada de 2 anos, estimando-se o seu fim no inicio do ano de 2014. Este projecto conta (no âmbito do projecto QREN) com a colaboração da Universidade de Coimbra e do Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes (IPN-LAS).
Objetivo
A aplicação a desenvolver será integrada com o projecto SIGER em curso, tendo como objectivo proporcionar uma componente de acesso móvel. Esta componente permitirá que através de um Tablet ou Smartphone se possa ter acesso às funções principais do registo de pedidos e do controlo em tempo real do negocio. No âmbito do estágio a aplicação a desenvolver terá um conjunto de requisitos limitados e uma área de negocio específica dentro do segmento da restauração. É também pretendido que o estagiário faça algum estudo preparatório que possibilite a transição da plataforma actual para um ambiente Cloud, bem como um protótipo funcional com ligação e esse sistema. O estagiário será integrado na equipa de programadores.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Estudo do projecto SIGER e das suas várias funcionalidades, bem como introdução ao negócio da restauração (Set)
2. Análise do estado da arte das ferramentas e linguagens disponíveis para desenvolvimento de aplicações móveis (Set)
3. Testes e exploração das ferramentas de desenvolvimento, com elaboração de um protótipo funcional (Out e Nov)
4. Levantamento de soluções em ambiente Cloud que possam ser usadas para o projecto SIGER. (Mai)
5. Especificação da aplicação a implementar - registo de pedidos e controlo em tempo real do negócio, a partir de um dispositivo móvel (Dez)
6. Escrita do relatório de estágio intermédio (Jan)
Plano de Trabalhos - Semestre 2
1. Desenvolvimento da aplicação de acordo com a especificação. (Fev a Abr)
1.1. Implementação da aplicação especificada num dispositivo móvel (Tablet ou Smartphone) com requisitos limitados a uma área de negócio específica.
1.2. Realização de testes unitários (Mai)
1.3. Testes de integração com a aplicação SIGER (Mai)
2. Elaboração do relatório final de estágio (Jun)
Condições
O aluno irá desenvolver o seu trabalho nas instalações da empresa situadas na incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra. O estágio poderá ser remunerado no final, mediante o trabalho apresentado.
Orientador
Rui Teixeira
softkom.dev@gmail.com 📩