Propostas de Estágio 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-01 00:02:26 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Privacidade em Ambientes Virtuais

Área Tecnológica

Comunicação Telemática

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

São milhões os utilizadores que, diariamente, utilizam a Internet para interagir socialmente. No entanto, a dimensão das redes sociais torna-as o alvo preferencial para ameaças de diversos tipos. Em particular, a privacidade dos utilizadores é um aspeto crucial da operação destas redes, cujas implicações estão longe de ser compreendidas. As soluções atuais de privacidade são escassas e muitas passam pela utilização de dados anonimizados, nos quais se esconde informação de identificação dos utilizadores. No entanto, diversos trabalhos demonstram que é possível reverter estes mecanismos de anonimato, utilizando informação de contexto para obter informação original das redes sociais.

Objetivo

O presente estágio pretende, assim, propor modelos de privacidade inovadores para redes sociais de nova geração. Estas serão compostas por ambientes reais e virtuais, que integrarão valores captados pelas funcionalidades dos novos smart-phones e valores recolhidos por milhares de nós sensores que se encontram espalhados pelo ambiente.
Os modelos propostos serão aplicados e avaliados em dois casos de estudo: o primeiro relativo à plataforma desenvolvida no âmbito de um projeto SAPO.Labs onde foi criado um serviço de partilha de músicas e atividades noturnas entre grupos de amigos e bares, e um segundo caso de estudo no âmbito do projecto iCIS - Intelligent Computing in the Internet of Services, que pretende aproximar as pessoas portadoras de deficiências ou dependência permanentes do seu cuidador, ao mesmo tempo que ofereça níveis de autonomia a cada um destes intervenientes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo das tecnologias base para a realização do estágio: programação de redes sociais, redes de sensores sem fios e linguagens de programação para dispositivos móveis.
Data de início: Setembro 2013
Duração estimada: 3 meses

2) Desenho de novos algoritmos para o controlo de privacidade em ambientes mistos.
Data de início: Dezembro 2013
Duração estimada: 2 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Implementação e avaliação dos modelos de privacidade na Plataforma Avós e Netos
Data de início: Fevereiro 2014
Duração estimada: 2 meses

4) Implementação e avaliação dos modelos de privacidade na Plataforma SAPO.Labs e na plataforma iCIS.
Data de início: Abril 2014
Duração estimada: 2 meses

5) Escrita do relatório e de artigos científicos
Data de início: Junho 2014
Duração estimada: 2 meses

Condições

Este estágio não é remunerado.

Orientador

João Vilela, Jorge Sá Silva
jpvilela@dei.uc.pt 📩