Titulo Estágio
Métodos de garantia de Qualidade de Serviço em LTE
Área Tecnológica
Sistemas Móvies e Ubíquos
Local do Estágio
Lisboa
Enquadramento
PALAVRA-CHAVE: Redes Móveis, LTE, Optimização, QoS.
Tema relevante no futuro próximo a um nível tecnológico e financeiro para as operadoras. Quando os serviços e os preços praticados pelas mesmas começarem a convergir entre si, a QoS será com toda a certeza um elemento diferenciador e com relevância aquando da escolha do consumidor.
Objetivo
O LTE no mercado português está a agora em fase de implementação sendo por isso uma tecnologia pouco experimentada em ambiente real. As sedutoras melhorias em termos de capacidade e velocidade de acesso abriram portas a múltiplos serviços inovadores, assim como ao desenvolvimento de novos terminais mais capazes e a uma mudança do paradigma associado à mobilidade, compatibilidade e à própria tecnologia móvel. Este sistema multivariável acarreta um grande desafio técnico nomeadamente aquando da sua utilização massiva/de pico ao nível de uma rede móvel. Sendo o LTE uma tecnologia flat-IP, a Qualidade de Serviço (QoS) surge obrigatoriamente como uma prioridade ao nível do serviço prestado pelas operadoras.
Com este trabalho pretende-se exactamente identificar diversos métodos existentes para garantir a QoS em LTE para os vários serviços disponibilizados (em tempo real ou não), assim como os desafios esperados para a sua implementação.
Serão necessários conhecimentos de redes móveis e especificamente de LTE.
RESULTADOS ESPERADOS
Identificação de modelos de garantia de QoS e respectivas vantagens e desvantagens, métodos e restrições de implementação.
dentificação e/ou elaboração de KPIs (Key Performance Indicators) adequados para avaliação de QoS numa rede/serviço.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Revisão/estudo do Estado da Arte para o LTE;
• Arquitectura IP (E-UTRAN, EPC)
• OFDMA/SC-FDMA
• Escalabilidade de Largura de Banda, Latência, MIMO
• AMC (Adaptive Modulation and Coding) vs Qualidade de Canal
• Schedulers (atribuição de Resource Blocks)
Serviços típicos disponibilizados;
• Tempo Real;
o Video Call; VoIP; Streaming; Real Time Gaming
• Tempo não real
o Video (buffered streaming); TCP-based services (www, e-mail,ftp, etc.); Interactive gaming
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Desafios para a qualidade de serviço (ex: mobilidade, cobertura, interferência, nº de utilizadores por célula) para cada serviço disponibilizado;
• Em situação standard;
• Em eventos especiais concentradas geograficamente (jogos de futebol; concertos, etc);
• Em eventos especiais dispersos geograficamente (Natal, passagem de ano, etc);
Técnicas/soluções que permitem garantir a QoS e respectivos desafios;
• Ex: Segmentação de utilizadores; Transcoding orientado à necessidade de utilização; traffic shaping;
Identificação/construção de KPIs adequados para avaliação de um serviço ou performance da rede em função da QoS;
• Ex: KPIs baseados em latência, que possam reflectir de certa forma a Perceived QoS (vulgo QoE – Quality of Experience)
Conclusões e perspectivas futuras da evolução da QoS nas redes móveis.
Condições
Para eleboração de dissertação na ALtran serão garantidas as aseguintes condições:
- Reembolso das despesas de transporte
- Reembolso da despesas de alimentação
Nota: o trabalho de dissertação não implica uma total deslocação para Lisboa. O aluno poderá realizar o trabalho remotamente, com deslocações periodicas à sede da empresa.
Observações
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Documentação interna Altran, artigos IEEE e outra documentação fornecida pelo professor responsável (livros, teses recentemente elaboradas, etc.)
Orientador
Bruno Santos
bruno.santos@altran.pt 📩