Titulo Estágio
Desenvolvimento de algoritmo de planeamento de rotas para transportes flexíveis
Área Tecnológica
Inteligência Artificial
Local do Estágio
DE - AmILab
Enquadramento
Os serviços públicos de transporte de passageiros são um fator chave no desenvolvimento económico e bem-estar social das comunidades. No entanto, oferecer um serviço de transporte público de qualidade em cenários de baixa procura, como zonas rurais ou períodos noturnos nas cidades é extremamente caro.
Os sistemas de transportes flexíveis reativos à procura tentam endereçar este problema através de rotas e horários que podem variar de acordo com a procura efetiva observada. Este tipo de transportes fazem uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação para tentar fornecer um serviço de transporte inteligente, sustentável, personalizável e inclusivo, com uma eficiente utilização dos veículos e com características melhor adaptadas às necessidades de mobilidade dos utilizadores e do seu estilo de vida. Os transportes flexíveis reativos à procura são uma boa forma de reduzir o fosso entre o transporte individual e o transporte público tradicional.
Apesar das vantagens dos transportes flexíveis, em termos de sustentabilidade financeira e qualidade de serviço, o desenho e operação deste inovador tipo de transportes pode ser bastante complicado. Além de ser um problema multiobjectivo, é também fortemente dinâmico, podendo ser necessário o cálculo das rotas em tempo real de forma a serem úteis.
Objetivo
Neste contexto, pretende-se desenvolver um algoritmo, ou família de algoritmos, para planear diferentes tipos de serviços para pedidos de transporte entre dois pontos especificados pelo utilizador, usando uma frota limitada de veículos.
Os utilizadores podem igualmente especificar uma janela temporal para a partida bem como a hora de chegada desejada. O objetivo do algoritmo será não só minimizar os custos de operação do serviço, mas também maximizar a qualidade do mesmo, aferida através de indicadores como o tempo médio de espera e o tempo despendido a bordo do veículo por parte dos passageiros.
Para obtenção de soluções para este problema em tempo-útil, heurísticas, e em particular meta-heurísticas, parecem ser a abordagem mais indicada. Pretende-se estudar e implementar alguns destes algoritmos e avaliá-los e compará-los com outras abordagens existentes, usando para tal dados de mobilidade.
Consoante a evolução do projeto, poder-se-á considerar a extensão destes algoritmos para inclusão de outros modos de transporte (algoritmos multimodais), funcionando como um planeador de viagens completo.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Actividade
Aprofundamento conhecimentos: Set-Out
Análise de Requisitos: Nov-Dez
Especificação funcional: Jan-Fev
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Actividade
Desenvolvimento: Fev - Abr
Testes e avaliação: Abr - Mai
Escrita Tese: Jun
Condições
Boas capacidades de programação (Java, C, ou C++).
Outras capacidades importantes são gosto por algoritmos, por sistemas inteligentes de transportes e análise de dados
Observações
Os candidatos devem entregar CV com detalhe de classificação nas disciplinas realizadas no 1º e 2º ciclo.
Possibilidade de ser remunerado ao longo do 2º semestre através de uma bolsa de investigação.
Orientador
Rui Gomes, Ana Almeida e Carlos Lisboa Bento
ruig@dei.uc.pt 📩