Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 22:45:13 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Criação do Modelo Individual de Mobilidade

Área Tecnológica

Reconhecimento de Padrões

Local do Estágio

FCTUC

Enquadramento

TICE-Mobilidade é um projecto de I&D que envolve 27 parceiros entre empresas, instituições de investigação e institutos de transferência de tecnologia e tem um orçamento aprovado a 3 anos no valor de 6M€. O Projecto pretende implementar uma plataforma para Sistemas de Mobilidade Centrados no Utilizador.
Um dos serviços a implementar será consequência da investigação desenvolvida no (sub)projecto ECO circuitos, em colaboração com as empresas Smartmove, ISA e Monitar e com a Universidade do Minho. Mais concretamente, o aluno trabalhará no aprofundamento do estado da arte em modelação de padrões de mobilidade individual e na implementação de um modelo adequado.

Objetivo

O objetivo do presente estágio consiste na exploração de novas abordagens que, permitam otimizar o algoritmo de inferência desenvolvido. Pretende-se também que este seja capaz de identificar um conjunto mais abrangente de modos de transporte com precisão, mais concretamente na distinção entre os vários modos de transporte motorizados, através da análise dos dados recolhidos por um grupo de voluntários podendo fazer uso ou não de informação GIS. Por fim, será promovida a integração entre o algoritmo desenvolvido e a aplicação android responsável pela recolha dos dados, para que o utilizador possa visualizar dados relativos à sua mobilidade no final das suas viagens.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Actualização do estado da arte
- Descrição da implementação da versão-0 do algoritmo de inferência com os modos: PEDESTRE, CARRO E AUTOCARRO
- Resultados obtidos com o caso de estudo
- Especificação mínima do sistema a desenvolver no 2º semestre
- Escrita do relatório da Defesa intermédia

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Desenvolvimento e implementação da versão-1, aumentada
- Testes e optimização e implementação da versão 2
- Integração na aplicação Android e validação
- Escrita do Relatório de Dissertação

Condições

Boas capacidades de algoritmia, de modelação e de programação.
Interesse na análise de dados e experiência na área dos transportes serão valorizadas, bem como um bom domínio da língua inglesa.

Observações

Este estágio pode ser remunerado. (Remuneração sujeita a concurso de bolsa investigação do Tice.Mobilidade de acordo com as normas da FCT.)

Orientador

Prof. Carlos Bento
bento@dei.uc.pt 📩