Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 20:48:25 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de Manuais de Normas gráficas de marcas on-line

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

FBA Sede- Coimbra

Enquadramento

A presente proposta integra-se nos objectivos de dinamização dos processos de trabalho da FBA, por forma a agilizar o funcionamento e facilitar o acesso à informação, tanto internamente como do ponto de vista do interface com os clientes.

Objetivo

Uma das actividades da FBA consiste na criação de marcas e sistemas de identidade visual para diferentes organizações. Uma vez concluído o processo de criação da marca ou sistema de identidade visual é criado um manual de normas gráficas que deve ser respeitado por todos os agentes que utilizam e aplicam a marca.
Até à data os manuais de normas são fornecidos em suporte fisico ao cliente. Esta forma de distribuição tem no entanto algumas limitações, a saber:
- Dificuldade de difusão das normas, pois implica fornecer uma cópia a cada potencial utilizador.
- Dificuldade de actualização. Sempre que se verifica a necessidade de actualizar alguma parte do manual corre-se o risco de existirem em circulação diferentes versões (algumas desactualizadas) do manual.
-
Pretende-se solucionar as questões levantadas acima, bem como obter algumas vantagens adicionais através da disponibilização on-line dos manuais.
O objectivo é criar uma plataforma on-line em que seja posível criar diferentes contas para as diferentes marcas/sistemas de identidade visual. O acesso a cada conta será sempre restrito e limitado aos utilizadores dessa marca em particular.
Esta aplicação será de acesso restrito e deverá ser desenvolvida tendo em conta os seguintes pontos genéricos:
i. Existem inicialmente 3 perfis de acesso à aplicação, com permissões distintas:
a. FBA (os utilizadores deste perfil serão os únicos com autorização para efectuar alterações na informação disponível no sistema. Deverá existir um Administrador dentro deste perfil que terá os privilégios de criar os restantes utilizadores dos diferentes perfis previstos)
b. Cliente (terá acesso ao manual da sua (Marca(s) para consulta e download de ficheiros da marca ou modelos de documento. Deverá igualmente existir a possibilidade de um utilizador mestre do cliente criar utilizadores do perfil Cliente ou Terceiros com possibilidade de definição de restrições de acesso a differentes partes do Manual)
c. Terceiros (serão utilizadores pontuais a quem o cliente possa querer dar aceeso limitado no tempo e ambito para utilizar informação ou documentos do manual – por exemplo uma entidade externa que tem necesidade de aplicar a marca do cliente). Na prática este perfil pode ser considerado um um perfil semelhante ao do cliente mas com restrições de acesso maiores.

No final do presente documento incluem-se algumas imagens de um sistema equivalente ao pretendido que deve servir como referência e ponto de partida para a especificação do sistema a desenvolver.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 – Análise do Estado da Arte.
Fase 2 – Análise e Especificação do sistema a implementar.
Fase 3 - Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito.
Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 – Design e implementação dos esquemas de navegação. Programação da aplicação.
Fase 6 - Testes e experimentação.
Fase 7 – Elaboração de documentação (manuais de utilizador, manuais técnicos).
Fase 7 - Escrita da Dissertação.

Condições

O estágio será realizado nas instalações da FBA.

Observações

O aluno deve ter competências em design para suportes digitais (Web), e experiência de programação para a Web (PHP, ASP.NET ou outras). Será ainda valorizada a experiência com SGBD (MySQL ou outros).

Orientador

João Cunha
jcunha@fba.pt 📩