Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 20:28:22 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Integração de sistemas em ambiente hospitalar

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

Coimbra e Porto (Hospital São João)

Enquadramento

A B-simple dedica-se ao desenvolvimento de aplicações na área médica, essencialmente no desenvolvimento de aplicações para a área dos Cuidados Intensivos e Bloco Operatório.

A aplicação dos cuidados intensivos tem como objectivo ajudar os clínicos (médicos e enfermeiros) nas suas tomadas de decisão clínica. Para tal, o BICUCare serve como ferramenta de registo de dados, tanto administrativos como clínicos. Além de recolher toda a informação dos dispositivos médicos existentes numa UCI (monitores, ventiladores, bombas perfusoras) serve também como garante de um workflow de informação que é essencial aos médicos e enfermeiros.

A informação recolhida, tratada e apresentada nos cuidados intensivos está limitada a este serviço de internamento.

Objetivo

Surgiu recentemente a necessidade de integrar com uma aplicação de investigação na área de cuidados e recuperação de pacientes neurocriticos (ICM+ - www.neurosurg.cam.ac.uk/icmplus/? responsabilidade da Unidade de Neurocirurgia da Universidade de Cambridge) de modo a exportar parâmetros de bombas infusoras e ventiladores, recebendo dados processados para consulta no BICUCare (aplicação de cuidados intensivos).

Com base nesta necessidade disponibilizamos um estágio para alunos que tenham frequentado Informática Médica, onde o objetivo será integrar com um ventilador e uma bomba infusora específicos (deixando preparado para uso com outros equipamentos futuros), fazer a exportação por hl7 para um determinado destino, e receber os dados processados para integração na solução existente.

Será fornecida uma API em VB.net para facilitar a iniciação e a base de dados em uso é MSSQL.

O candidato deverá ter a capacidade de analisar qual a melhor forma para desenvolver este projecto, passando por uma eventual melhoria na API fornecida e com base na estrutura actual de Base de dados existente (não excluindo a possibilidade de fazer alterações).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

F1: Integração do aluno na plataforma existente (estado de Arte) (3 semanas):
.tecnologia VB.net, MSSQL
.aplicação BUCICare
A parte de analises da solução e tecnologia existente será feita em Coimbra (sempre que possível).

F2: As visitas ao cliente (Hospital de São João, serviço de Neurocriticos) e à empresa (Porto) serão acompanhadas do orientador de estágio da empresa (Ricardo Sal).
Análise de requisitos da informação a exportar, importar, condições em que a solução terá de funcionar, tolerância a falhas, etc. (2 meses)

F3: Documentação da arquitetura e fluxo de informação. (3 semanas)

F4: Inicio de implementação/prototipo de um dos protocolos de equipamentos. (4 semanas)
Serão fornecidos documentos dos protocolos dos equipamentos em questão.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

F5: Avaliação da situação actual e elaboração do documento de testes em conjunto com o orientador da empresa. (2 semanas)

F6: Implementação da restante solução. (2,5 meses)

F7: Testes e melhoramentos (2 semanas):
.em ambiente de simulação com recurso a software da empresa.
.em ambiente real controlado.

F8: Documentação (1 mês):
. final de suporte à solução (Manual de configuração)
. produção de relatório final da actividade realizada.

Condições

A Bsimple procura um estagiário com formação base de engenharia informática e que tenha frequentado a disciplina de Informática Médica ou demonstre conhecimentos de Hl7 e integração com dispositivos via interface rede e/ou série.

Serão facultados sistemas para desenvolvimento e testes.

Estágio não remunerado.

Observações

O estagiário deverá entregar relatórios de progresso mensais que serão alvo de análise detalhada pelo orientador da empresa.

Possibilidade de entrar nos quadros da empresa em caso de satisfação/superação dos objetivos.

Orientador

Ricardo Sal
ricsal@b-simple.pt 📩