Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-30 00:58:25 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Análise Estilística de Imagens

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

CISUC

Enquadramento

Hoje em dia a World Wide Web é dominada pelos conteúdos multimedia, no entanto os motores de busca mais populares são baseados em texto. Apesar de existirem alguns motores de busca para procurar imagens e vídeo, estes são baseados em informação textual contida nas páginas ou numa indexação feita manualmente por humanos.
As dificuldades inerentes à visão computacional impõem limitações sérias aquilo que pode ser alcançado pelos sistemas de pesquisa de imagens baseados em conteúdo. Contudo, também criam oportunidades.
Em Machado et al. (2004) os autores apresentaram um sistema composto por dois módulos principais: um extractor de características, que é responsável pela “percepção” das imagens; um avaliador, que - baseado nos resultados da percepção - executa uma avaliação da imagem segundo determinados critérios.
O extractor é composto por um conjunto de métricas de baixo nível, que se demonstrou relevante para a classificação estilística de imagens. A abordagem proposta foi testada em várias tarefas de identificação de estilo e autor, atingido taxas de sucesso elevadas (≈95%), o que demonstra o potencial da abordagem para o desenvolvimento de motores de pesquisa baseados em estilo.

Objetivo

No presente projecto de investigação pretende-se: alargar o número de características consideradas pelo Classificador e explorar a sua utilização no contexto da pesquisa de imagens baseada em estilo.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte.
Fase 2 - Escolha e estudo das técnicas de análise a implementar
Fase 3 - Desenvolvimento do prototipo existente através da integração de características adicionais
Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 - Desenvolvimento de uma plataforma a análise e classificação de imagens baseada em critérios estilísticos e estéticos.
Fase 6 - Testes e experimentação.
Fase 7 - Escrita da Dissertação.
Fase 8 - Escrita de um artigo científico.

Condições

Serão valorizadas competências nas seguintes áreas:
- Técnicas de reconhecimento de padrões
- Programação
- Inteligência Artificial

Observações

Estágio remunerado

Orientador

Penousal Machado e João Correia
machado@dei.uc.pt 📩