Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 21:47:14 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Behavioural biometrics in the World Wide Web

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A Watchful Software investiu na criação de um produto na área da segurança da identidade dos utilizadores, o TypeWATCH. Este produto, cujo algoritmo tem uma patente submetida mundialmente, representa uma revolução nos mecanismos de autenticação e identificação de utilizadores.

A repetição de certos movimentos ao longo do tempo permite o desenvolvimento de mecanismos característicos por intermédio da habituação, e eventualmente a execução dos mesmos sem esforço consciente. Este fenómeno (memória muscular) verifica-se diariamente em várias actividades, e está documentada a sua presença, por exemplo, na forma como interagimos com um computador.

O TypeWATCH é um produto desenvolvido pela Watchful Software que implementa uma biometria comportamental que permite o desenvolvimento de um mecanismo de Autenticação Forte fazendo uso da existência de padrões característicos no comportamento dos humanos ao interagirem com computadores. Funciona com base na análise de ritmos de digitação dos utilizadores (o tempo que demoram a pressionar/libertar as teclas nas sequências que constituem o que está a ser digitado). Para cada utilizador, esses ritmos constituem o seu perfil biométrico característico.
Esta biometria permite que para uma mesma interacção exista distinção entre um perfil válido (o do utilizador legítimo) ou inválido (o de um intruso). Ao contrário do que actualmente se verifica nos sistemas de entrada com utilizador/palavra-passe, não bastaria portanto a um burlão possuir a informação necessária para efectuar uma fraude (palavra-passw) – seria necessário também que a conseguisse reproduzir da mesma forma que o utilizador legítimo.
A tecnologia obriga então o utilizador humano a prestar uma prova presencial de identidade em tempo-real – oferecendo protecção forte contra as tentativas de fraude mais comuns: Engenharia Social; Phishing; Roubo de informação; Malware; Cópia (física, ou digital – Sniffing).

Objetivo

O estagiário será integrado na equipa de desenvolvimento da Watchful Software, na área do TypeWATCH e terá como objectivo o estudo e a implementação de um protótipo funcional da recolha de métricas comportamentais em ambientes Web, utilizando tecnologias o mais abrangente possíveis. O estágio tem como objectivo final a passagem do TypeWATCH para ambientes Web, onde a aplicabilidade da tecnologia terá grande impacto.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1: Estudo do estado da arte e selecção de tecnologias. Este estudo tem como principal finalidade identificar as soluções e principais tecnologias de recolha de padrões comportamentais em ambientes Web que se aplicam à arquitectura do produto em questão, bem como um levantamento preliminar de requisitos. Durante esta fase o estagiário deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho de investigação e efectuar uma selecção da tecnologia ou técnicas a implementar.
T2: Especificação e concepção das funcionalidades a desenvolver acompanhada da prototipagem que se revelar necessária. Esta especificação e análise serão feitas com base numa análise de requisitos efectuada com suporte de elementos da equipa de produto TypeWATCH.

KO = Kick-off
W = Semana
T1 Terminada (KO+8W)
T2 Terminada (KO+12W)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3: Codificação dos módulos especificados. A codificação será acompanhada de actividades de verificação (e.g. inspecções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Watchful Software, bem como de testes unitários realizados pelo estagiário.
T4: Especificação da Validação: Definição de testes de usabilidade, performance e carga. Rastreabilidade com a lista de requisitos.
T5: Validação: Execução de testes e correcção de defeitos encontrados.
T6: Apresentação: Apresentação do produto final do projecto de estágio à equipa de projecto e discussão de planeamento para integração do mesmo com a equipa. Caso compatível com o roadmap do produto na altura final do estágio, esta fase poderá incluir actividades de suporte à integração no produto.
T7: Produção do relatório de estágio.

Tarefa T3 terminada (KO+22W)
Tarefa T4 terminada (KO+25W)
Tarefa T5 terminada (KO+30W)
Tarefa T6 terminada (KO+33W)
Tarefa T7 terminada (KO+36W)

Condições

Bolsa de Estágio

O presente estágio prevê a atribuição de uma bolsa de estágio mensal fornecida pela itGrow (componente fixa). Os estagiários que permaneçam na empresa após esse período terão ainda acesso a uma componente de remuneração variável atribuída em função do seu desempenho.

Observações

A IT Grow é uma academia de trainees que prima por alguns valores basilares, proporcionando aos seus colaboradores:
- Possibilidade de participar num programa de tutoria (formação profissional)
- Integração numa equipa de projecto real, desafiante e exigente. Projectos da Critical Software.
- Acompanhamento sénior de proximidade (coaching e avaliações formais de desempenho protagonizadas pela equipa de projecto)
- Possibilidade de continuidade após período de estágio, dependendo do sucesso obtido durante o estágio
- Participação em actividades de teambuilding propostas pela empresa.

Perfil do estagiário
A iTGROW procura um aluno com formação base de engenharia informática.

O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa.

O gosto, interesse ou conhecimentos na área de automação de testes de software serão valorizados.

É condição para a atribuição do projecto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados.

Confidencialidade
A informação transmitida pela iTGROW no âmbito do projecto de dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projecto de dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Bernardo Nunes Figueiredo Patrão
bernardo.patrao@watchfulsoftware.com 📩