Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 21:23:28 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Integração de um App iOS com Serviços de Chat da Internet

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

As redes sociais fazem parte do dia-a-dia das pessoas e são para muitos a plataforma eleita para comunicação com outros seres humanos. O Facebook tem cerca de 1.2 biliões de utilizadores registrados e criou uma economia paralela de entertainment e comércio digital. Os utilizadores do facebook enviam mais de 300 millhões de mensagens de chat por dia.

Este estágio visa explorar as capacidades de integração de uma aplicação móvel de comunicações pessoais com serviços de chat e internet como o Facebook ou o Google Talk.

Apesar do estagiário ser acolhido na equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para Internet e Telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

Objetivo

O objectivo principal deste estágio consiste na integração de uma aplicação iPhone já existente com serviços de Chat da Internet (Facebook, Google talk, etc). O estagiário deverá desenvolver dois protótipos da app (iphone e ipad) e explorar todas as capacidades que se podem extrair através da integração com aqueles serviços de internet.

O primeiro passo do trabalho passa pelo estudo detalhado das funcionalidades dos serviços de chat da Internet referidos: Facebook e Google Talk.

De seguida, deverá conduzir um estudo sobre o estado da arte sobre as funcionalidades de outras apps da AppStore que já oferecem serviços semelhantes (como a BeejiveIM ou a Talkonaut). Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Deverá depois estudar a plataforma iOS e adquirir conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento de apps para iphones e ipads. Deverá também estudar o protocolo XMPP que vai usar no processo de integração com os serviços. Para adquirir conhecimento prático na platforma iOS e nestes protocolos deverá executar algumas actividades de prototipagem.

Segue-se a elaboração da especificação de requisitos para o projecto e um desenho da arquitectura da solução de software.

Só depois destas fases é que o aluno dará início ao desenvolvimento do software.

O protótipos que serão desenvolvidos deverão ficar totalmente operacionais para a realização de demonstrações e trials internos e para demonstração na defesa final do estágio.

No final, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo dos protocolos e extensões dos serviços de chat da Internet (Facebook Chat, Google Talk, etc)
- Levantamento do estado da arte
- Análise de requisitos do projecto
- Prototipagem de algumas funcionalidades
- Desenho da arquitectura da solução
- Elaboração do Project Backlog
- Desenvolvimentos:
---- Authenticação (Facebook)
---- Carregamento da Lista de Contactos remota (Facebook)
---- Chat (Facebook)

- Preparação da solução para demonstrações
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimentos:
---- Transferência de Ficheiros e imagens
---- Chat em Grupo
---- Presença e status

- Testes funcionais e não funcionais
- Preparação da solução para demonstrações
- Documentação final de estágio

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra.

O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). Além desta possibilidade, o estagiário poderá também ser convidado para participar em eventos de team-building e eventos de brainstorming.

Os candidatos a este estágio serão seleccionados através de um conjunto de testes técnicos (com especial ênfase em conceitos de programação, conhecimentos de sistemas distribuídos, tecnologias de internet e bases de dados), testes de QI, de Inglês e uma entrevista presencial.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Frederico Lopes
frederico.lopes@wit-software.com 📩