Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 20:29:52 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Global Implementation Framework Architecture – J2EE

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Lisboa

Enquadramento

Face à crescente utilização de frameworks para o desenvolvimento de aplicações e perante a facilidade e a rapidez com que se podem desenvolver aplicações web, pretende-se explorar as potencialidades de criar uma solução completa de desenvolvimento que sirva de template e que seja normativa.

Objetivo

Tendo por base diversos projectos realizados pela Accenture Technology Solutions, o objectivo será avaliar e estudar os componentes desenvolvidos/utilizados no âmbito das aplicações Web, assim como implementar uma framework de utilização genérica, que permita a sua aplicação a futuros protótipos ou projectos de TI ligados às diferentes áreas de negócio da Accenture. A framework a desenvolver contemplará as normas internacionais da Metodologia de Delivery da Accenture (ADM) e será baseada no modelo Model-View.Controller (MVC). O nível de reaproveitamento e a resistência ou a adaptabilidade das novas tendências da área de TI serão considerados indicadores fundamentais da solução implementada.
Ambiente Open Source – Baseado em J2EE

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O projecto terá a duração de 9 meses. Durante esse período pretende-se preparar o aluno para o desempenho da função de consultor de IT dando-lhe a oportunidade de participar nas diferentes fases de um ciclo de desenvolvimento da solução:
- Reuniões de levantamento de requisitos
- Análise funcional, técnica e arquitectural
- Configuração da solução integrada e realização de testes de aceitação

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Elaboração do Manual de solução implementada, incluindo relatórios recolhidos da solução (que a justificam)

De forma a possibilitar um acompanhamento mais efectivo e focado, o projecto será, ainda, subdividido por componentes aplicativos:
- Estrutura aplicativa
- Modelo lógico
- Protocolos JDBC
- User Interface
- Autenticação de utilizadores
- Report

Condições

- Estágio a Full-time
- Bolsa de Estágio (valor a definir)

Orientador

António Ricardo Pinto
antonio.r.pinto@accenture.com 📩