Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 20:10:02 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de uma App Android de Social TV

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT tem uma área de desenvolvimento de software para operadores de IPTV/CableTV e trabalha para clientes como a Vodafone Portugal, Zon, CenturyLink (USA) e Telus (Canada).

Segundo um estudo da Google, 81% dos inquiridos utilizam telemóvel/tablet enquanto vêem Televisão. Esta mesma tendência é confirmada por outras empresas de estudos de mercado.

É neste enquadramento que a WIT pretende explorar um conjunto de conceitos que explorem o poder da interligação entre o telemóvel/tablet e o conteúdo da Televisão.

De modo a validar esses conceitos, pretende-se fazer uma validação prática através da construção de protótipos funcionais. O objectivo deste estágio passa pelo desenvolvimento desses protótipos.

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre desenvolvimento de apps para a plataforma Android, e conhecimentos sólidos sobre a plataforma de IPTV da Microsoft (Mediaroom).

Objetivo

O objectivo do estágio consiste na implementação de uma aplicação para Android (smartphone e tablet) que permita aos operadores de IPTV/CableTV oferecer um conjunto de serviços de valor acrescentado. Estes serviços surgirão inicialmente sob a forma de notificação e deverão possibilitar uma experiência integrada e imersiva com o conteúdo da TV. Os serviços a implementar na app são os seguintes:
1. Informação de Serviço (ex: determinado canal encontra-se inoperacional com indicação de quando ficará disponível).
2. Informação de “Produto” (ex: foi adicionado um novo canal à oferta TV do utilizador; ou foi lançado um novo filme no Video Clube; ou vai passar um jogo importante na TV).
3. Votação (ex: pedir ao utilizador para dar uma pontuação de 5 estrelas ou like/dislike, relativo ao filme/programa que está a ver).
4. Survey (ex: inquérito acerca da satisfação do cliente relativo à oferta de TV ou sobre a qualidade do serviço de apoio ao cliente).
5. Publicidade (ex: promover os produtos e serviços de anunciantes)
6. Recomendações (ex: sugestão de filmes/programas com base nas preferências dos amigos do Facebook).
7. Presença e Chat One-to-One: integração com o Facebook de forma a apresentar os amigos do Facebook que estão online e qual o programa que estão a ver. Possibilidade de trocar mensagens de chat;
8. Canal Público de chat: integração com o Twitter para acompanhar e participar na discussão relacionada com o programa que está a passar (utilização de hashtags).

O estagiário deverá conduzir um estudo sobre as soluções existentes e apresentar um conjunto de funcionalidades que sejam diferenciadoras. Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado.

O estagiário deverá começar por estudar em detalhe as plataformas Android e Mediaroom-IPTV, de forma a adquirir o conhecimento técnico necessário para a realização do trabalho de estágio. Como forma aprofundamento dos conhecimentos práticos, o estagiário deverá executar algumas actividades de prototipagem rápida.

Segue-se depois uma fase importante que é a definição de requisitos do projecto e desenho da arquitectura. Só depois disso é que o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento da aplicação.

A aplicação deverá ser incluída no ambiente de testes e demonstração da WIT e deverá estar disponível para demonstração interna e estudos de benchmarking. No final do estágio, será feita uma avaliação do desempenho do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo, o estagiário será convidado a fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo das plataformas Android e Mediaroom-IPTV. O estagiário será acompanhado por um tutor técnico para consolidação de conhecimentos;
- Levantamento do estado da arte
- Apresentação de proposta para as funcionalidades
- Especificação dos requisitos (a incluir no Project Backlog).
- Prototipagem rápida;
- Elaboração do arquitectura e plano de desenvolvimento;
- Desenvolvimento da aplicação Android:
(i) Informação de Serviço;
(ii) Informação de Produto;
(iii) Votação;
(iv) Survey.

- Realização de testes funcionais e não-funcionais;
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Desenvolvimento da aplicação Android:
(i) Recomendações: integração com REST API do motor de recomendações da WIT.
(ii) Publicidade;
(iii) Presença e Chat One-to-One: integração com Facebook SDK para Android;
(iv) Canal Público de chat: integração com Twitter API para Android.

- Realização de testes funcionais e não-funcionais;
- Preparação da solução para demonstrações;
- Documentação final do estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra.

O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). Além desta possibilidade, o estagiário poderá também ser convidado para participar em eventos de team-building e eventos de brainstorming.

Os candidatos a este estágio serão seleccionados através de um conjunto de testes técnicos (com especial ênfase em conceitos de programação, conhecimentos de sistemas distribuídos, tecnologias de internet e bases de dados), testes de QI, de Inglês e de uma entrevista presencial.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do backlog, promove os scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Nuno Carvalho
nuno.carvalho@wit-software.com 📩