Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 22:10:40 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Suporte para Advertising Visual antes de uma Chamada de Voz-sobre-IP

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT Software fornece aplicações de telecomunicações para clientes como o Grupo Vodafone, Telefónica, Vodafone, Telefónica, France Telecom, Deutsche Telekom, TeliaSonera, Unitel, entre outros.

Esta proposta integra-se no desenvolvimento de aplicações servidor/cliente para operadores de telecomunicações móveis.

A WIT pretende prototipar um serviço para enviar publicidade durante o call-setup de uma chamada VoIP numa rede IMS. Quando o utilizador digita o número do destinatário, poderá receber um pequeno vídeo com conteúdo de publicidade. Só depois da visualização desse vídeo é que a chamada será estabelecida para o destinatário.

Este serviço vai ser baseado numa aplicação de VoIP já existente, para iOS e Android.

Para suportar este serviço, é necessário desenvolver um servidor aplicacional que deverá ser integrado na infraestrutura de rede dos operadores de telecomunicações móveis. A infraestrutura que fornece serviços 3G ou 4G assenta numa arquitectura IMS (IP Multimedia Subsystem). Esta arquitectura permite que sejam desenvolvidos novos serviços de telefonia, utilizando protocolos standard como SIP, RTP e HTTP.

Para desenvolver este serviço, a WIT está preparada para acolher e instruir um estagiário nos tópicos de VoIP, SIP, IMS e RCS.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado e valioso sobre protocolos VoIP, IMS, SIP e aplicações de software no domínio das telecomunicações.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste na implementação de um servidor aplicacional ligado a uma rede IMS, que irá interceptar todas as chamadas efectuadas pelos clientes que tenham aderido a um plano tarifário onde seja permitido o envio de publicidade.

O servidor deverá atender a chamada, verificar se o originador tem uma determinada aplicação VoIP instalada. Caso seja possível enviar conteúdo, o servidor irá atender a chamada e enviar um pequeno vídeo publicitário. Quando o vídeo terminar, será estabelecida a ligação para o destinatário da chamada.

O serviço irá ter um backoffice para gerir campanhas publicitárias, bem como obter dados de utilização e de facturação às entidades que submetem a publicidade.

O estagiário deverá começar por estudar a spec RCS e a arquitectura IMS que se encontra hoje em dia em funcionamento na maioria dos operadores de telecomunicações, de modo a ganhar conhecimento sobre o seu funcionamento.

Após consolidar o conhecimento sobre IMS e RCS, deverá conduzir um estudo sobre o estado da arte sobre serviços de valor acrescentado para redes IMS. Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Seguidamente, deverá estudar os protocolos standard, de forma a recolher a informação técnica necessária para a fase de implementação do estágio.

Segue-se a análise de requisitos do projecto.

Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá executar primeiro algumas actividades de prototipagem.

Depois da análise de requisitos finalizada, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades desejadas.

A aplicação deverá ser incluída no ambiente de testes IMS da WIT (Open IMS core) e deverá estar disponível para demonstração interna e estudos de benchmarking. No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo da arquitectura IMS e das especificações RCS.
- Análise detalhada das funcionalidades propostas para o estágio;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Prototipagem de uma aplicação SIP no ambiente IMS;

- Desenvolvimento de aplicação inicial Java sobre SIP com as seguintes funcionalidades:
1. Intercepção de chamadas na rede IMS com base no originador;
2. Atendimento virtual da chamada no servidor;
3. Envio de imagem estática durante a fase inicial da chamada;
4. Ligação da chamada entre o originador de destinatário;

- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:

- Finalização da aplicação:
1. Envio de streaming de vídeo;
2. Envio de imagens após a chamada ser estabelecida;
3. Back-office para gestão de serviços publicitários;
4. Sistema de contabilização e estatísticas de utilização;

- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não-funcionais através de benchmarking;
- Documentação final do estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra.

O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). Além desta possibilidade, o estagiário poderá também ser convidado para participar em eventos de team-building e eventos de brainstorming.

Os candidatos a este estágio serão seleccionados através de um conjunto de testes técnicos (com especial ênfase em conceitos de programação, conhecimentos de sistemas distribuídos, tecnologias de internet e bases de dados), testes de QI, de Inglês e de uma entrevista presencial.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do Backlog, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Rafael Maia
rafael.maia@wit-software.com 📩