Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 21:38:12 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de Download de Skins UI para Apps Mobile

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

Esta proposta integra-se no desenvolvimento de uma plataforma de customização remota do UI de apps mobile, cujo target são os operadores de telecomunicações móveis.

O RCS (Rich Communication Suite) é uma iniciativa da indústria de Telecomunicações que conta com fornecedores de infra-estrutura de rede (Ericsson, NSN, Alcatel-Lucent, Huawei, ZTE), fabricantes de telemóveis (Huawei, LGE, Motorola, HTC, Nokia, Sony, ZTE, Samsung) e Operadores de Telecomunicações (Vodafone, Orange, Deutsche Telekom, Telefónica, Telecom Itália, AT&T, Verizon, NTT, SK Telecom, Rogers, China Telecom). A iniciativa RCS é coordenada pela associação GSMA e é uma tentativa de resposta universal dos Operadores à ameaça das apps over-the-top (OTT): Whatsapp, Viber, Skype, etc.

A WIT desenvolve aplicações RCS para os operadores de telecomunicações e é, desde 2011, o "Official Provider for RCS Apps", escolhido pela GSMA e pelos principais operadores europeus.

A suite de aplicações RCS que estão a ser desenvolvidas pela WIT permite a troca em tempo real de UI skins na aplicação. O utilizador pode seleccionar os ícones, cores, tipo de letra, posição de componentes, etc., tudo isto de uma forma eficaz sem fazer reset à aplicação no telemóvel.

Por forma a avaliar melhor esta funcionalidade de customização remota das apps mobile, a WIT está preparada para acolher um estagiário que irá desenvolver uma plataforma que permite o download de novas skins para as aplicações RCS.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de produto RCS, e poderá interagir com um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento bastante sólido sobre a especificação RCS da GSMA, tecnologias de customização de UI on-the-fly para aplicações móveis (iOS e Android), protocolos SIP, HTTP e REST, e terá como desafio final o suporte de um friendly-user-trial recorrendo à plataforma de Download de Skins que será desenvolvida.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste na implementação de uma plataforma de gestão e download de UI skins para as aplicações RCS.

O estagiário deverá começar por estudar a especificação RCS.

De seguida, deverá conduzir um estudo sobre o estado da arte das funcionalidades de distribuição de configurações de aplicações móveis. Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Seguidamente, deverá estudar os protocolos standard, de forma a recolher a informação técnica necessária para a fase de implementação do estágio.

Passo seguinte e importante será a análise de requisitos do projecto.

Antes de iniciar os desenvolvimentos principais, o estagiário deverá executar primeiro algumas actividades de prototipagem.

Depois da análise de requisitos e dos protótipos iniciais, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades desejadas.

A solução deverá ser incluída no ambiente de testes da WIT e deverá estar disponível para a execução de um trial: cerca de 50 pessoas serão seleccionadas para realizarem um trial do download de UI Skins para a sua app móvel através da plataforma que vai ser desenvolvida neste estágio.

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Análise detalhada das funcionalidades
- Levantamento do estado da arte
- Análise de requisitos
- Elaboração do Project Backlog
- Prototipagem de algumas funcionalidades
- Desenvolvimentos Servidor:
---- Backoffice de gestão de skins

- Desenvolvimentos Applicações Android e iPhone:
---- Mecanismo de download e renderização de novas skins

- Preparação de demonstração dos protótipos
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimentos Servidor:
---- Submissão de Skins
---- Validação automática de skins
---- Módulo de Estatísticas

- Desenvolvimentos Applicações Android e iPhone:
---- Rating de skins

- Preparação da solução para um user-trial
- Suporte ao user-trial, através da recolha de feedback
- Análise dos resultados do trial
- Documentação final do estágio

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra.

O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). Além desta possibilidade, o estagiário poderá também ser convidado (se tiver bom desempenho) para participar em eventos de team-building e eventos de brainstorming.

Os candidatos a este estágio serão seleccionados através de um conjunto de testes técnicos (com especial ênfase em conceitos de programação, conhecimentos de sistemas distribuídos, tecnologias de internet e bases de dados), testes de QI, de Inglês e de uma entrevista presencial.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Rui Gil
rui.gil@wit-software.com 📩