Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 18:46:07 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de advertising e push notifications para apps mobile

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações a nível mundial, incluindo clientes como a Vodafone, Telefónica, Orange/France Telecom, Deutsche Telekom, TeliaSonera, entre outros. Esta proposta integra-se no desenvolvimento de uma solução de advertising para apps de mobile messaging, cujo target são os operadores de telecomunicações móveis.

O RCS (Rich Communication Suite) é uma iniciativa da indústria de Telecomunicações que conta com fornecedores de infra-estrutura de rede (Ericsson, NSN, Alcatel-Lucent, Huawei, ZTE), fabricantes de telemóveis (Huawei, LGE, Motorola, HTC, Nokia, Sony, ZTE, Samsung) e Operadores de Telecomunicações (Vodafone, Orange, Deutsche Telekom, Telefónica, Telecom Itália, AT&T, Verizon, NTT, SK Telecom, Rogers, China Telecom). A iniciativa RCS é coordenada pela associação GSMA e é uma tentativa de resposta universal dos Operadores à ameaça das aplicações over-the-top (OTT): Whatsapp, Viber, Skype, etc.

A WIT desenvolve aplicações RCS para os operadores de telecomunicações e é, desde 2011, o "Official Provider for RCS Apps", escolhido pela GSMA e pelos principais operadores europeus.

Um dos modelos que se está a explorar é o suporte dos custos do mobile messaging através de publicidade: nesse modelo, as mensagens entre telemóveis passam a ser gratuitas para o consumidor final, mas em contrapartida o consumidor permite a recepção de mensagens de publicidade de empresas com produtos de consumo. Além de envio de mensagens de publicidade para a aplicação (enquanto ligada ao serviço) será também possível a utilização de “Push Notifications.” A implementação destas notificações varia com a plataforma móvel, sendo os principais: Apple Push Notifications, Google Cloud Messaging e Microsoft Push Notification Service. Para telemóveis Android é ainda possível recorrer ao uso de SMS binários para simular as notificações


Neste estágio será desenvolvido um protótipo de uma plataforma de mobile advertising para as apps de messaging (main target; iOS e Android Apps) e um servidor (tipo gateway) que agregue as várias plataformas de Push Notifications referidas e disponibilize um interface único de acesso escondendo a heterogeneidade das diferentes plataformas alvo.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de produto RCS, e poderá interagir com um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas. O estagiário terá também contacto com tecnologias de base de dados e desenvolvimento de apps para Android e iOS.


Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento bastante sólido sobre a especificação RCS da GSMA, tecnologias de push-notifications para aplicações móveis (iOS e Android), protocolos SIP, HTTP e REST, e terá como desafio final o suporte de um friendly-user-trial recorrendo à plataforma de Mobile Advertising que será desenvolvida.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste na implementação de uma plataforma de Advertising para se ligar a um servidor aplicacional RCS, na integração das campanhas de Advertising nas aplicações RCS (Android e iOS) desenvolvidas pela WIT e na implementação de um servidor unificado de "Push Notifications", e que funcione com diferentes plataformas móveis (iOS, Android e WindowsPhone).

O estagiário deverá começar por estudar a especificação RCS. De seguida, deverá conduzir um estudo sobre o estado da arte das soluções de Mobile Advertising e plataformas de agregação de mecanismos de "Push Notifications". Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Seguidamente, deverá estudar os protocolos standard (SIP, HTTP, REST, Push Notifications), de forma a recolher a informação técnica necessária para a fase de implementação do estágio.

O passo seguinte é a análise de requisitos do projecto.

Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá executar algumas actividades de prototipagem para adquirir conhecimentos práticos com algumas das tecnologias e protocolos.

Depois da análise de requisitos, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades desejadas.

A expectativa é que esta solução seja desenvolvida de uma forma bastante bem estruturadas do ponto de vista da sua arquitectura para que facilmente possam ser adicionados módulos de novas funcionalidades e para garantir a integração com outras plataformas de "Push Notifications".

A solução deverá ser incluída no ambiente de testes da WIT e deverá estar disponível para se realizar um “friendly-user-trial”.

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo da especificação RCS
- Levantamento do estado da arte das soluções de "Push Messaging" e Advertising.
- Análise detalhada das funcionalidades
- Elaboração da especificação de requisitos
- Elaboração do Project Backlog
- Prototipagem de algumas funcionalidades
- Desenvolvimentos do Servidor:
---- suporte para Push Notifications (iOS)
---- suporte para envio de mensagens de publicidade
---- mensagens com conteúdos (imagem, vídeo, localização)
---- suporte para envio de banners

- Desenvolvimentos nas aplicações Android e iOS:
---- Suporte a nível das apps móveis para recepção de banners

- Preparação das demonstrações
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimentos Servidor:
---- Suporte completo de push notifications (Android e Windows Phone)
---- Advertising através de mensagens
---- Suporte para imagem, vídeo, links, mapas
---- Gestão de campanhas
---- Módulo de contextual advertising
---- Módulo de Estatísticas e Reporting
---- Integração com AdServer externo

- Finalização dos desenvolvimentos nas aplicações Android e iOS:
---- Suporte para advertising via push notifications
---- Suporte para contextual advertising

- Preparação do FUT (Friendly-User-Trial)
- Suporte ao FUT com recolha de dados para análise
- Documentação final do estágio

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra.

O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). Além desta possibilidade, o estagiário poderá também ser convidado (se tiver bom desempenho) para participar em eventos de team-building e eventos de brainstorming.

Os candidatos a este estágio serão seleccionados através de um conjunto de testes técnicos (com especial ênfase em conceitos de programação, conhecimentos de sistemas distribuídos, tecnologias de internet e bases de dados), testes de QI, de Inglês e de uma entrevista presencial.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Filipe Cardeal
filipe.santos@wit-software.com 📩