Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 23:43:57 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Módulo de agenda para a aplicação MedicineOne iPad

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

IPN - Rua Pedro Nunes 3030-199 COIMBRA

Enquadramento

Atualmente deparamos-nos com um problema nos serviços de saúde devido a filas de espera e dificuldades de comunicação entre utente e médico. Este problema faz com que o tempo do profissional de saúde não seja aproveitado ao máximo devido a imprevistos do dia a dia.
O iPad vai permitir ao utilizador uma visualização mais abrangente dos dados. A navegação em oposição ao iPhone torna-se mais direta, dando possibilidade ao utilizador de comutar imediatamente entre todos formatos da agenda. Esta visualização faz com que o volume de dados instantâneo seja elevado comprometendo a usabilidade da aplicação. Isto vai exigir ao aluno um processamento de dados e uma gestão inteligente da memória de modo a não bloquear a interface da aplicação.
Mediante o progresso do trabalho o aluno poderá enriquecer o seu projecto ao criar um sistema de marcações de consultas inteligente que, devido ao tamanho do ecrã, apenas existe no iPad.

Objetivo

Pretende-se com este estágio desenvolver um módulo para uma app nativa já existente para iPad, recorrendo ao ambiente de desenvolvimento XCode e usando a linguagem Objective C. Esta app apresentará de forma gráfica bastante rica uma agenda que permitirá ao profissional de saúde gerir o seu tempo. Será feita uma comunicação bidireccional usando serviços REST entre a aplicação e os servidores MedicineOne.

As funções pretendidas para este projeto são :
- Criação dos formatos da agenda
- Ano
- Mês
- Semana
- Dia

- Comutação inteligente entre os diferentes formatos.
- Conjugação do formato dia com o detalhe da marcação.
- Incluir a funcionalidade “Hoje”. Disponível em qualquer dos formatos acima mencionados.
- Gerir o estado das marcações
- Marcar e desmarcar consultas.
- Transferir consultas
- Pesquisar marcações.
- Marcação inteligente de consultas (extra).

Além disso será feita a sincronização de dados com a agenda nativa do sistema iOS. Isto irá permitir ao utilizador mais liberdade para consultar a sua agenda sem necessitar de abrir a aplicação MedicineOne. Este desenvolvimento será feito no ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2010, usando a linguagem de desenvolvimento C#.
Poderá haver a possibilidade mediante o tempo restante até ao fim do estágio de participar no desenvolvimento do módulo de agenda para a aplicação Mac OS X.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Definição das funcionalidades da app (OUT2013)
Nesta tarefa pretende-se definir as funcionalidades da app. O resultado deverá ser um documento elencando as funcionalidades que a app deve realizar. Esta tarefa deve ser realizada na primeira semana do primeiro mês do estágio e será assegurada pela equipa da MedicineOne. O estagiário
acompanhará este trabalho para que conheça as funcionalidades com detalhe.

Definições de interface e usabilidade (OUT2013)
Nesta tarefa pretende-se realizar os mockups dos ecrãs da app e definir os fluxos de utilização. Estes mockups devem ser construídos numa aplicação de desenvolvimento de mockups (Balsamiq Mockups). Com base nos mockups, devem ser feitos os primeiros testes à usabilidade da app. Esta tarefa deverá ocupar a segunda semana do estágio.

Construção do protótipo da app (OUT2013 a FEV2014)
Nesta tarefa pretende-se montar o protótipo da app, incorporando o material gráfico desenvolvido pela equipa de design da MedicineOne. Este protótipo deve ser construído no ambiente de desenvolvimento XCode.
Testar a qualidade e perfomance do interface desenvolvido e a simplicidade de utilização da app. Este estudo será feito, recorrendo a potenciais utilizadores da app que nela deverão tentar realizar as diversas operações. De acordo com os resultados desta avaliação, poderão ser necessários ajustes ao protótipo até que este garanta uma utilização muito simples e rápida.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Análise e criação da estrutura de dados a ser utilizada na comunicação entre app e servidor (MAR2014)
Nesta tarefa pretende-se identificar e desenvolver objectos para serem utilizados no processamento de dados dos serviços. Para além disso devem ser criadas as tabelas necessárias no modelo de dados do Core Data.
Alimentação da aplicação com os dados dos serviços (ABR 2014 MAI2014)
Depois de criados os objectos e modelo de dados, a agenda deverá ser alimentada com dados reais. Deve ser criado um fluxo de funcionalidades de modo a evitar pausas na implementação. Esta tarefa deve ser realizada no segundo e terceiro mês do segundo semestre.

Sincronização com agenda nativa iOS (JUN 2014)
Devem ser criados os serviços que façam a comunicação entre o servidor MedicineOne e a agenda do sistema iOS. Este desenvolvimento será feito no ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2010, usando a linguagem de desenvolvimento C#.

Testes funcionais à app (JUN 2014 JUL2014)
Esta tarefa pretende realizar a bateria de testes presentes no documento de testes produzido no primeiro semestre do estágio. De acordo com os resultados, serão necessárias correções às funcionalidades que não cumpram os requisitos especificados. Esta tarefa durará o restante tempo
do estágio.

Condições

O estágio será realizado nas instalações da MedicineOne no Instituto Pedro Nunes. O estagiário será integrado na equipa de desenvolvimento iOS. Esta equipe é bastante experiente e responsável pelo desenvolvimento das apps médicas portuguesas mais usadas pela comunidade médica portuguesa (MedicineOne iPhone e iPad). Esta integração enriquecerá muito a formação do estagiário, que contará com o apoio constante desta experiente equipa. Será disponibilizado ao estagiário um Mac para desenvolvimento da app, um PC para desenvolvimento das funcionalidades do servidor e um iPhone para testes à app.

O estágio será remunerado da seguinte forma:
- 150,00 € por mês durante o primeiro semestre
- 350,00 € por mês durante o segundo semestre O pagamento será feito mensalmente.

É intenção da MedicineOne integrar nos seus quadros o estagiário, desde que os resultados do projeto sejam os esperados. Este estágio é portanto uma potencial oportunidade de inserção numa empresa extremamente inovadora, dinâmica, em crescimento e com uma forte dinâmica de internacionalização.

Observações

Sem observações

Orientador

Edgar Lopes
lopes.edg@gmail.com 📩