Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 21:42:10 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Management Information System (Django)

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

A empresa Ubiwhere, Lda. foi constituída em Setembro de 2007 em Aveiro por três investigadores de telecomunicações provenientes do Instituto de Telecomunicações e da PT Inovação.
Com sede em Aveiro, o objetivo primário da empresa é o desenvolvimento e investigação de tecnologias de ponta, para conceber a tecnologia mais avançada e criar propriedade intelectual de grande valor.
A Ubiwhere tem vindo a investir, desde a sua criação, no aumento da sua capacidade tecnológica e na diferenciação dos seus produtos e serviços, apostando em nichos que apresentam vantagens competitivas, mas que exigem um forte investimento no contínuo desenvolvimento tecnológico. Em 2012, a empresa passou por um processo de rebranding com o objetivo de modernizar a imagem da marca, reforçar o seu posicionamento e diferenciar-se mais ainda face à concorrência. Com a determinação de se tornar uma referência nacional e internacional em computação ubíqua e em redes de próxima geração, a renovada imagem procura dar destaque à contínua aposta na criatividade e inovação por parte da empresa.
A sua aptidão inovadora na economia nacional é também evidenciada pela sua integração na Rede PME Inovação da COTEC, sendo associada do Pólo de Competitividade e Tecnologia TICE.PT, promotora do Living Lab UbiLL (membro da Rede Europeia de Living Labs, ENoLL), membro efetivo do Living Lab iSaLL, assim como enquanto membro da Inova-Ria - Associação de Empresas para uma Rede de Inovação.
Como uma empresa de I&D, o talento e habilitações dos nossos recursos humanos são um dos nossos fatores diferenciadores face à concorrência. A nossa equipa é composta por cerca de 30 colaboradores, dos quais mais de 80% possui o grau de mestre ou superior.

A Ubiwhere é uma empresa neste momento certificada segundo as normas ISO 9001, NP 4457 e CMMI Dev Level2. Esta última certificação, recentemente aprovada pelo CMMI Institute, teve como objectivo, o alinhamento dos procedimentos internos com o modelo de referência CMMI. Nesta fase a Ubiwhere pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado, numa perspectiva de automatizar alguns dos processos definidos para o âmbito da certificação no nível 2, preparando infraestruturas que permitam atingir o nível de maturidade 3.
De modo a conseguir dar suporte a todos os processos originados pela aplicação da certificação acima descrita, é necessário um Sistema de Informação eficiente e alinhado com os referenciais de exigência e controlo que uma empresa que ambiciona melhorar os seus processos necessita.
O Sistema de Informação existente, composto na sua vertente tecnológica por vários portais (dos quais podemos destacar o portal de Gestão de Recursos Humanos, desenvolvido internamente e a ferramenta Redmine, para Gestão de Projectos), necessita de ser actualizado e várias novas funcionalidades necessitam de ser projectadas e implementadas, de maneira a conseguir dar informações em real-time à gestão de topo sobre o estado real e actual dos recursos da empresa.
A ferramenta Redmine, uma das aplicações open-source mais populares para gestão de projectos, tem sido a aposta da Ubiwhere para este propósito nos últimos anos. No entanto, as suas ferramentas de análise estatística e monitoria na gestão de projectos têm-se revelado insuficientes, bem como a sua interface inadequada face a alguns dos procedimentos definidos, com consequências na usabilidade e na productividade da execução dos processos de gestão.
O presente projecto consiste no desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica que suporte as práticas processuais e de gestão da Ubiwhere. Essa infraestrutura assentará sobre uma API (Application Programming Interface) que será a base funcional para o novo portal e sistema de informação da Empresa. No final deste projecto é expectável que o Sistema de Informação da Ubiwhere esteja actualizado e alinhado com as exigências necessárias para uma mais eficiente gestão corrente dos recursos, dando suporte aos processos em constante melhoria, obtendo os Key Performance Indicators que, em última análise, permitam a construção de um Balanced Scorecard que ajude nas tomadas de decisão diárias por parte da Gestão de Topo.

Objetivo

O portal referido e onde é esperado que as novas funcionalidades sejam implementadas será implementado em Web e Mobile, sendo que a API RESTful que os suportará, e que é objecto deste estágio, deve ser implementada em Django:

Desenvolvimento de um modelo de dados (em PostgreSQL) que dê suporte a todos os indicadores e métricas que se pretendem obter

Desenvolvimento de uma API que suporte as necessidades de informação da empresa em várias áreas (nomeadamente gestão de projectos, gestão de processos e gestão de recursos humanos).

• Geração de KPIs através da análise dos dados obtidos.

• Idealização de um Balanced Scorecard dinâmico com apresentação de resultados em real-time que permitam ajudar na gestão corrente.

• Geração de Relatórios Periódicos para várias áreas.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Análise dos sistemas existentes na empresa;
T2 – Análise e Especificação dos Requisitos do Sistema;
T3 – Definição da Arquitectura para as várias funcionalidades pretendidas.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – Desenvolvimento das funcionalidades especificadas;
T5 – Ensaio e Testes das funcionalidades especificadas.

Condições

Perfil requerido do candidato
• Autonomia e espírito crítico;
• Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores;
• Enorme motivação e disponibilidade;
• Fluência em Inglês.

Observações

Tecnologias envolvidas:
PHP, Javascript (JQuery), MySQL, CSS, HTML

Orientador

Carlos Oliveira
coliveira@ubiwhere.com 📩