Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 21:48:49 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de sistema OLAP para análise de informação de gestão académica da UC

Área Tecnológica

Bases de Dados

Local do Estágio

Edifício Central do Polo II

Enquadramento

Actualmente a Universidade de Coimbra dispõe de um sistema de gestão académica e pedagógica em que as funcionalidades de análise são limitadas e em algumas áreas claramente insuficientes. Além disso as funcionalidades de análise de dados assentam sobre o sistema de gestão de base de dados que serve de base às operações DML, existindo por vezes impacto ao nível da performance e disponibilidade do sistema.

Objetivo

Elaboração de um sistema OLAP autónomo que permita analisar a informação académica do NONIO sobre as perspectivas consideradas mais relevantes pela Reitoria.
Algumas vertentes de análise poderão ser:
• Dados pessoais dos alunos relativamente a curso, ciclo, unidade orgânica, etc. (naturalidades, nacionalidades, idade, género, etc.)
• Análise da informação dos inquéritos dos caloiros e dos padrões de evolução (contexto socioeconómico, divulgação da UC, como vivem os estudantes em Coimbra, etc.)
• Análise das avaliações e resultados de avaliações
• Perfil e evolução de características dos alunos que concluem cursos na UC
• Etc…

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Realizar análise de requisitos com responsáveis da UC para perceber a informação que será necessário recolher para a base de dados OLAP e elaborar a lista de questões modelo às quais o sistema deve ser capaz de dar resposta. Com base nesta análise deverá ser claro qual a informação a recolher do sistema de gestão académica e devem ser clarificadas todas as situações de ambiguidade que possam existir relativamente a cálculos intermédios a realizar.

Levantamento do estado da arte relativamente a sistemas OLAP e soluções possíveis, realizando uma análise custo/benefício. Deverão ser estudadas alternativas open-source e proprietárias e deverá ser elaborado um documento onde é detalhada essa análise e onde é realizada uma recomendação.

Desenho preliminar do modelo de dados, definição de parametrizações e de outros elementos que integrarão a base de dados (triggers, restrições complexas de integridade, etc.). Deverão ser identificados e caracterizados os factos e dimensões do modelo de dados. Este artefacto deverá integrar o relatório a elaborar no 2º semestre e que será aprovado pela UC como sendo o caderno de encargos do trabalho a realizar.

Escrita do relatório intermédio de estágio. Este relatório deverá apresentar o trabalho realizado no primeiro semestre e detalhar a planificação do trabalho a desenvolver no 2º semestre.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Elaboração de relatório relativo a objectivos e arquitectura, para aprovação por responsáveis da UC. O relatório deve descrever claramente os objectivos do sistema, a informação que será carregada para o sistema e o tipo de questões às quais à aplicação deverá poder dar resposta. Devem ser indicadas todas as assunções e transformações de dados que serão realizadas. O modelo de dados deve igualmente constar do documento. Deve ainda ser indicada a frequência dos procedimentos de refrescamento, identificadas as características e parametrizações mais relevantes da staging área e do sistema final. Por fim, deve ser incluída uma caracterização das ferramentas que estarão ao dispor do utilizador final.

Desenvolvimento e teste dos procedimentos de carregamento inicial de dados e de actualização periódica. Deverá ser elaborado um documento com os testes a realizar e posteriormente deverá ser produzido um relatório com os resultados obtidos.

Desenvolvimento de interfaces de análise de informação e parametrização de acordo com o descrito no documento elaborado pelo estagiário e aprovado pela UC. Estas ferramentas poderão ser igualmente sujeitas a testes a definir, dependendo das ferramentas utilizadas/desenvolvidas.

Escrita da tese final de acordo com as orientações do DEI.

Condições

10 meses (Setembro - Junho), 480€/mês

Observações

Por sugestão do Professor Marco Vieira, sugere-se como orientador do DEI o Professor Bruno Cabral.

Orientador

Pedro Laranjeiro Pinto
plpinto@uc.pt 📩