Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 19:55:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Automação da análise de qualidade de código

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Sede da Empresa

Enquadramento

O sector do software tem resistido aos desafios económicos, apresentando um crescimento do tecido empresarial. Este nem sempre é acompanhado pela disponibilidade de recursos humanos experientes e que aplicam boas práticas de uma forma natural enquanto parte integrante do seu processo de desenvolvimento.

Com a introdução de novos recursos humanos é crucial manter ou mesmo aumentar a qualidade do software desenvolvido. Para tal existem estratégias de mentoring e code review de valor indiscutivel, mas que nem sempre conseguem dar resposta ao crescimento rápido de uma organização.

Existe por isso uma mais valia em implementar processos e fornecer ferramentas que, sem criar overhead desnecessário, levem ao uso de micro-patterns e design patterns, evitem a repetição desnecessária de código e o optimizem para ser mais fácil a sua manutenção no futuro.

Objetivo

O objectivo deste estágio trata o desenvolvimento de uma aplicação para controlar a qualidade do código produzido.

Este projecto após entrar em produção, será responsável pela análise do código produzido, podendo rejeitar a sua entrada em produção.

A ferramenta fornecerá feedback imediato tanto aos gestores de qualidade como ao programador, através da análise: estática de código para evitar erros de sintaxe e de lógica; da estrutura do código para evitar repetições; da implentação de micro-patterns e boas práticas consoante a linguagem de programação em uso.

Numa lógica de continuidade do trabalho da empresa, o resultado deste estágio será aplicado em fase de teste ao código do serviço da unplugg, de forma a fazer uma análise cuidada das suas falhas e qualidade.

Por fim, pretende-se que o estagiário faça uma avaliação do impacto do uso desta nova ferramenta em termos de performance do serviço em que foi testado, da experiência de leitura de código por novos programadores e da poupança de recursos na empresa com este novo processo.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estudo do estado da arte de boas práticas para um conjunto de linguagens teste (ex.: ruby)
Estudo de ferramentas e tecnologias já existentes para o âmbito deste estágio
Implementação de um protótipo
Escrita do relatório intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Análise de funcionalidades não existentes actualmente
Implementação da ferramenta de análise da qualidade de códgio
Aplicação da ferramenta ao código da unplugg
Validação do projecto
Escrita do relatório final

Condições

O estagiário poderá trabalhar na sede da empresa, com horário flexível e orientado a objectivos.

O estágio será remunerado.

Orientador

Rafael Patricio Balaus Jegundo
rafael@unplu.gg 📩