Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 20:58:54 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Integração e optimização de sistemas de análise de dados energéticos

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Sede da Empresa

Enquadramento

O consumo energético actual é um problema grave, tendo a Comissão Europeia estabelecido objectivos para todos os Estados Membros no que toca ao aumento da eficiência energética e consequente redução das emissões de dióxido de carbono, na chamada política dos 20-20-20. É crescente a tendência de monitorização em vários mercados, com ênfase nos mercados de consumo de recursos como no caso do elétrico. Tendência essa que vem dar ênfase à conhecida citação do engenheiro de software Tom Demarco, que “não é possível controlar aquilo não se pode medir“. Assim a monitorização energética é uma ferramenta crucial para a optimização do consumo energético do consumidor.
Neste cenário, a NumberDiscover apresenta a Unplugg; uma plataforma de monitorização de consumo energético para o sector do mercado doméstico, que se diferencia pela conjugação de monitorização, análise de dados e atuação, desafiando o utilizador a melhorar a sua performance energética.
Recentemente foram desenvolvidas duas grandes vertentes que conjugam a automação do controlo de equipamentos eléctricos para eliminar o standby, com uma experiência de gamification através de conselhos energéticos personalizados, que reforçam o valor oferecido pela plataforma.

Objetivo

O objectivo deste estágio consiste na busca de sinergias entre as duas novas vertentes no produto unplugg tornando-o mais poderoso, consistente e uniforme para o utilizador. Neste processo de consolidação de tecnologia, existe ainda oportunidade para melhorar o serviço, particularmente no que diz respeito aos parâmetros que considera, os algoritmos usados e a velocidade de resposta a eventos.

Os resultados produzidos por cada uma delas estão apenas a ser usados para o seu propósito final. Porém, o sistema de aconselhamento irá recolher informações que também poderão ser usadas para a vertente de automação, bem como esta última poderá ser validada novamente pelo primeiro sistema referido, criando uma experiência para o utilizador em ciclo.

Num contexto de continuidade do projecto unplugg, pretende-se que o estagiário tenha parte activa na integração do resultado final na plataforma web através do qual o utilizador interage com este serviço avançado de análise de dados.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estudo dos sistemas usados na unplugg
Estudo do estado da arte para a integração
Estudo a levantamento de soluções de optimização das novas vertentes
Escrita do relatório intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Integração dos sistemas
Optimização
Integração com o a plataforma web/front-end
Validação do projecto com o utilizador
Escrita do relatório final

Condições

O estagiário poderá trabalhar na sede da empresa, com horário flexível e orientado a objectivos.

O estágio será remunerado.

Orientador

Rafael Patricio Balaus Jegundo
rafael@unplu.gg 📩