Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 20:37:29 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Proposta e desenvolvimento de um sistema LowCost para a monitorização de pessoas com deficiência

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

DEI-FCTUC e APCC

Enquadramento

A vida das pessoas em situação de dependência é um fenómeno que só num passado recente começou a ganhar visibilidade e interesse. Embora não seja um fenómeno novo, no sentido em que sempre existiram pessoas a quem essa condição impedia de realizar autonomamente as actividades da vida diária, a baixa expressividade numérica dessa população contribuiu para a invisibilidade desta questão na esfera pública.

Objetivo

A presente proposta tem por objectivo a concepção e o desenvolvimento de sistemas de baixo custo baseados em redes de sensores sem fios e domótica para monitorização e acompanhamento de pessoas com deficiência. Neste contexto, propõe-se a criação de um projecto que, utilizando as novas tecnologias de informação, procure soluções e que aproxime, ainda mais, as pessoas portadoras de deficiências ou dependências permanentes do seu cuidador, ao mesmo tempo que ofereça níveis de autonomia a cada um destes intervenientes. Em tempo real será possível oferecer de forma transparente um conjunto de cuidados e serviços que potenciem os recursos do cuidador e do deficiente e que ofereça simultaneamente, a ambos, um sistema que não só os aproxime, mas que lhes conferira, igualmente, maior autonomia, possibilitando por esta via significativos ganhos sociais.
O presente estágio pretende ainda integrar o aluno no desenvolvimento de aplicações Web/Android que recorrem a sensores sem fios e a telemóveis para a detecção de actividade humana em pessoas portadoras de deficiência, localização, e a partilha destas informações através de redes sociais.
Este trabalho enquadra-se ainda no âmbito de uma colaboração com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Levantamento das necessidades das pessoas com necessidades especiais, através de interacção com os prestadores de serviços e os utentes. Análise dos requisitos e das soluções actualmente existentes no mercado.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 meses

2) Estudo das redes de sensores sem fios, dos sistemas operativos TinyOS e Contiki e outras tecnologias relacionadas como possíveis soluções para os requisitos levantados no âmbito do problema.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 meses

3) Construção de um protótipo laboratorial.
Data de início: Outubro 2012
Duração estimada: 4 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4) Validação e testes.
Data de início: Fevereiro 2013
Duração estimada: 2 meses

5) Avaliação em cenários reais.
Data de início: Abril 2013
Duração estimada: 3 meses

Condições

Este estágio tem uma remuneração de 300€ no primeiro semestre e de 500€ no segundo semestre.

Orientador

Jorge Sá Silva, Pedro Furtado, Nuno Lopes
sasilva@dei.uc.pt 📩