Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 19:52:01 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

HappyHour – Uma aplicação móvel para diversão nocturna

Área Tecnológica

Comunicação Telemática

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Os smartphones têm sido alvo de uma enorme evolução tecnológica: em particular, o aparecimento dos sistemas operativos Android e iOS para smartphones abriu um mundo de possibilidades no que toca ao desenvolvimento de aplicações móveis, existindo “Apps” para realizar praticamente qualquer tarefa imaginável.
Um tipo de Apps que tem tido muito sucesso são as Apps sociais: aplicações como o Facebook Nearby e o Foursquare começam a quebrar a barreira entre as comunidades sociais e o mundo real, pois permitem a partilha de localização entre membros, bem como a realização de “check-ins”. São aplicações úteis pois permitem aos utilizadores não só comunicar com os seus amigos e partilhar as suas experiências, mas também obter informação sobre os espaços à sua volta. No entanto, estas aplicações ainda se apresentam como “estáticas”; isto é, são aplicações que apresentam o mundo ao utilizador com base em “feedback” colaborativo e nada garante que esta opinião seja válida no momento actual.
Num contexto de diversão nocturna, há quem prefira sair para dançar num local bem animado e com muito movimento, mas também há quem prefira passar o seu serão num local com boa música de fundo e dois dedos de conversa com amigos. Foi a partir deste contexto e com o objectivo de tentar fornecer uma componente de “tempo-real” para estas Apps sociais móveis que surgiu o HappyHour: um projecto de parceria entre o Departamento de Engenharia Informática e a SAPO PT. Este projecto combina a informação de sensores de smartphones e mecanismos de localização para criar um serviço em tempo real que permite ao utilizador mais facilmente escolher o próximo destino de diversão nocturna baseando-se na sua oferta musical, eventos de interesse, nível de excitação e afluência populacional. O ambiente de cada estabelecimento nocturno é actualizado em tempo real, a partir dos smartphones dos utilizadores que instalarem o HappyHour. A aplicação também permite ao utilizador receber notificações sobre promoções ou eventos que estão a ocorrer à sua volta, permitindo assim uma escolha mais informada do local onde irá passar o seu serão.

Objetivo

O desenvolvimento destas aplicações apresenta diversos desafios a nível académico, nomeadamente em termos de comunicação intermitente: existe a necessidade de manter uma ligação activa à Internet, sendo que a quebra de ligação prejudica o funcionamento do sistema como um todo. Com esta problemática em mente, o aluno irá trabalhar em:
a) Programação em ambiente móvel, nomeadamente em Android;
b) Programação em ambiente web, nomeadamente numa página de gestão e na Integração de APIs de sites como Facebook, Twitter, Foursquare e Google+;
c) Desenvolvimento de um Middleware em Java que utilize Webservices RESTful para partilha de funcionalidades e que implemente segurança e privacidade;
d) Desenvolvimento de uma aplicação para mini-computadores “Beacon”, em Android, que detecte a entrada de utilizadores em estabelecimentos e utilize um serviço de identificação de músicas;
e) Participar na implementação de mecanismos de combate à conectividade intermitente;
f) Criação de um serviço SAPO, no âmbito de um projecto de investigação SAPO.Labs.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo do protótipo actualmente existente e das tecnologias de suporte ao desenvolvimento do projecto.
Data de início: Setembro 2013
Duração estimada: 3 meses

2) Implementação de funcionalidades na aplicação Web de gestão para partilha de eventos em várias redes sociais como Facebook, Google+ e Twitter.
Data de início: Novembro 2013
Duração estimada: 1 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Melhoramento da aplicação HappyHour, nomeadamente implementando novas funcionalidades de “check-in” automatizado através de beacons wireless.
Data de início: Dezembro 2013
Duração estimada: 3 meses

4) Implementação de mecanismos de combate à conectividade intermitente.
Data de início: Março 2014
Duração estimada: 3 meses

5) Testes, melhoramentos e avaliação do sistema.
Data de início: Junho 2014
Duração estimada: 3 meses

Condições

Este estágio não é remunerado.

Orientador

Jorge Sá Silva e David Nunes
sasilva@dei.uc.pt 📩