Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 19:01:10 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Exomars

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

As missões ExoMars, a ser coordenadas pela Agência Espacial Europeira (ESA), têm como objectivo investigar o ambiente marciano e demonstrar novas tecnologias, abrindo o caminho para uma futura missão de retorno a Marte em 2020. Duas missões estão previstas dentro do programa ExoMars: uma que consiste na entrada e aterragem de um módulo (a ser lançado em 2016) e outra com data de lançamento em 2018 do veículo Mars Rover.

As missões ExoMars têm como objectivo dar apoio às ambições europeias para futuras missões de exploração, e prosseguirá investigações científicas fundamentais. Os principais objectivos desta missão estão na busca de evidências de metano e outros gases atmosféricos que poderiam ser as assinaturas de processos biológicos ou geológicos activos e testar tecnologias-chave na preparação para a contribuição da ESA para as missões posteriores a Marte.

A missão de 2016 será composta pelo Trace Gas Orbiter (TGO) e Entry Descent Module (EDM). O TGO leva um payload científico capaz de detectar e caracterizar gases na atmosfera marciana. Com uma precisão de detecção de gases três ordens de grandeza superiores a missões anteriores, o TGO irá recolher dados sobre localização e origem dos diversos gases marcadores de existência de vida. Para além disso, o TGO irá continuar em órbita para suportar as comunicações do rover a ser lançado na missão de 2018.

A Critical Software será responsável pelo desenvolvimento e validação dos componentes do Software Central de controlo do ExoMars TGO, que tem a responsabilidade de controlar todos os equipamentos da sonda espacial bem como a sua atitude, controlo térmico e comunicações

Objetivo

O estagiário será integrado na equipa de verificação e validação do projecto ExoMars TGO da área de Safety Critical da Critical Software (por intermédio da iTGROW) e terá como objectivo a especificação, implementação e execução de testes de sistema. Os testes de sistema de software pretendem validar todo o software do TGO num ambiente simulado, por forma a garantir a correcta implementação dos requisitos. A validação de software espacial é executada de acordos com práticas bastantes exigentes por forma a garantir o máximo rácio de detecção de defeitos. Uma vez que o acesso físico ao sistema é impossível no espaço, os defeitos do software central podem comprometer toda a missão, levantando no pior cenário à perda da sonda espacial.

Sendo assim, pretende-se que o estagiário especifique casos de teste, implemente e execute os mesmos numa plataforma de simulação de satélites/sondas espaciais por forma a verificar e a validar as funcionalidades requeridas de componentes do Software Central do ExoMars TGO .

Plano de Trabalhos - Semestre 1

As principais actividades a desenvolver são:

T1: Análise do âmbito e tecnologia do sistema a testar.

T2: Análise de requisitos e especificação de testes para as funcionalidades do sistema em questão. Esta análise e especificação terão suporte em elementos da equipa de verificação e validação da Critical Software. Durante esta fase o estagiário deverá produzir uma especificação de testes de um conjunto de funcionalidades do sistema, de acordo com as práticas de qualidade definidas para o projecto.

KO = Kick-off
W = Semana

Tarefa 1 Terminada (KO + 8W)
Tarefa 2 Terminada (KO + 16W)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(Continuação de actividades)

T3: Implementação dos testes especificados. A implementação será acompanhada de atividades de verificação (e.g. inspeções/revisões de código e/ou modelos) e validação (e.g. implementação de testes a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software).

T4: Execução dos testes, obtenção de resultados e levantamento de
defeitos.

T5: Produção do relatório de Dissertação intermédio e final.

Tarefa T3 terminada (KO+24W)
Tarefa T4 terminada (KO+32W)
Tarefa T5 terminada (KO+36W)

Condições

Bolsa de Estágio

O presente estágio prevê a atribuição de uma bolsa de estágio mensal fornecida pela itGrow (componente fixa). Os estagiários que permaneçam na empresa após esse período terão ainda acesso a uma componente de remuneração variável atribuída em função do seu desempenho.

Observações

A IT Grow é uma academia de trainees que prima por alguns valores basilares, proporcionando aos seus colaboradores:
- Possibilidade de participar num programa de tutoria (formação profissional)
- Integração numa equipa de projecto real, desafiante e exigente. Projectos da Critical Software.
- Acompanhamento sénior de proximidade (coaching e avaliações formais de desempenho protagonizadas pela equipa de projecto)
- Possibilidade de continuidade após período de estágio, dependendo do sucesso obtido durante o estágio
- Participação em actividades de teambuilding propostas pela empresa.

Perfil do estagiário
A iTGROW procura um aluno com formação base de engenharia informática.

O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa.

O gosto, interesse ou conhecimentos na área de automação de testes de software serão valorizados.

É condição para a atribuição do projecto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados.

Confidencialidade
A informação transmitida pela iTGROW no âmbito do projecto de dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projecto de dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

CARLOS XAVIER MARTINS FERREIRA
cxferreira@criticalsoftware.com 📩