Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 19:45:30 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

WISE- Enterprise Information System

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

O WISE (Enterprise Information System) é uma plataforma estruturante da Intranet da Critical Software, desenvolvida com o objectivo de contribuir de forma decisiva para a uniformização e melhoria dos processos de gestão de informação da Organização. Pretende ser uma plataforma integradora e centralizadora da informação comum aos diferentes departamentos da Critical, nomeadamente: Engenharia, Desenvolvimento de Negócio, Recursos Humanos, Sistemas, Administrativo e Financeiro, assim como para outras aplicações da Intranet.
Actualmente o WISE já contempla módulos que disponibilizam e permitem o controlo de informação relacionada com colaboradores da Critical, informação financeira, relatório de horas mensais, sistema de qualidade, entre outros, dos quais se destaca o módulo de Gestão e Controlo de Projectos, integrando-se também com um conjunto de outras aplicações (ERP, CRM, etc.).

Nesta proposta propõe-se a integração de 1 estagiário na equipa de desenvolvimento de trabalhos de análise e desenvolvimento da plataforma WISE tendo como objectivo a obtenção de um produto.
No âmbito deste estágio, o estagiário irá familiarizar-se com a cultura interna da empresa, nomeadamente no que toca às políticas de qualidade e metodologias de desenvolvimento de software.
As actividades nucleares do estágio são a análise, investigação, definição e implementação de alterações necessárias para tornar a plataforma WISE num produto comercializável de suporte às diversas empresas do grupo bem como ao mercado de software houses.

Cada estagiário irá juntamente com o Gestor de Produto, Gestor Técnico e Gestor do Projecto da aplicação especificar as funcionalidades do sistema a desenvolver e a melhor forma de responder ao processo definido pela equipa de projecto da Critical.
O desenvolvimento deste sistema utilizará as tecnologias e infra-estruturas utilizadas pela plataforma WISE recorrendo à linguagem Java, numa arquitectura J2EE (incluindo EJBs e WebServices) sobre as frameworks Struts, Stripes, Spring e Hibernate fazendo também uso de mecanismos de persistência através do Hibernate. Adicionalmente, estarão envolvidas tecnologias relacionadas com o mundo web como sejam (HTML, XML, CSS e Javascript).

Objetivo

A presente proposta de estágio pretende atingir os seguintes resultados para os estagiários:
• Aquisição de conhecimento na plataforma WISE.
• Aquisição de conhecimento na arquitectura J2EE e no desenvolvimento em Java.
• Aquisição de conhecimento no levantamento e especificação de requisitos, arquitectura e desenho, bem como testes para aplicações de software (testes de carga, performance e funcionais).
• Adquirir conhecimentos ao nível dos processos de engenharia de software (gestão, quality assurance, desenvolvimento de software,...)
• Aquisição de conhecimento no desenvolvimento de software com orientação a produto out of the box.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

As principais actividades a desenvolver são:
T1: Familiarização com o ambiente de desenvolvimento, com as tecnologias, com a plataforma WISE e com o processo de desenvolvimento de software em vigor na Critical.

T2: Especificação de requisitos do sistema acompanhada de prototipagem sobre o que se revelar necessário. Desenho do sistema e definição de arquitectura. Nesta tarefa será ainda efectuada a especificação dos casos de testes a executar em T4. A especificação será efectuada com o recurso à linguagem UML utilizando a ferramenta Enterprise Architect.

KO = Kick-off
W = Semana

Tarefa 1 Terminada (KO + 8W)
Tarefa 2 Terminada (KO + 16W)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(Continuação de actividades)
T3: Codificação da aplicação. A codificação será acompanhada das actividades de verificação que se considerem necessárias, nomeadamente: inspecções de código a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes de unitários realizados pelos estagiários.

T4: Testes de validação do sistema a fim de identificar possíveis comportamentos anómalos bem como de erro. Os testes a executar são especificados na tarefa T2 e seguem o processo de testes definido no sistema de qualidade na Critical. Esta tarefa termina com o módulo instalado e em produção.

T5: Documentação do trabalho realizado. Produção do relatório de estágio e apresentação do trabalho realizado.

Tarefa T3 terminada (KO+24W)
Tarefa T4 terminada (KO+30W)
Tarefa T5 terminada (KO+36W)

Condições

Bolsa de Estágio

O presente estágio prevê a atribuição de uma bolsa de estágio mensal fornecida pela itGrow (componente fixa). Os estagiários que permaneçam na empresa após esse período terão ainda acesso a uma componente de remuneração variável atribuída em função do seu desempenho.

Observações

A IT Grow é uma academia de trainees que prima por alguns valores basilares, proporcionando aos seus colaboradores:
- Possibilidade de participar num programa de tutoria (formação profissional)
- Integração numa equipa de projecto real, desafiante e exigente. Projectos da Critical Software.
- Acompanhamento sénior de proximidade (coaching e avaliações formais de desempenho protagonizadas pela equipa de projecto)
- Possibilidade de continuidade após período de estágio, dependendo do sucesso obtido durante o estágio
- Participação em actividades de teambuilding propostas pela empresa.

Perfil do estagiário
A iTGROW procura um aluno com formação base de engenharia informática.

O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa.

O gosto, interesse ou conhecimentos na área de automação de testes de software serão valorizados.

É condição para a atribuição do projecto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados.

Confidencialidade
A informação transmitida pela iTGROW no âmbito do projecto de dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projecto de dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Daniela Sofia Elói Domingues
ds-domingues@criticalsoftware.com 📩