Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 22:23:30 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de Automação de Testes

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

Os sistemas baseados em software estão a crescer cada vez mais em tamanho e complexidade. Simultaneamente tornam-se cada vez mais importantes para as organizações e indivíduos, até ao ponto em que, por exemplo, operações financeiras de grande escala ou vidas humanas dependem desses sistemas. Facilmente se percebe que, a mais pequena falha num destes sistemas, pode causar um grande impacto negativo no negócio ou mesmo a perda de vidas humanas.
As tarefas, procedimentos e técnicas utilizadas na validação destes sistemas, tornam-se assim imprescindíveis na indústria de desenvolvimento de software e têm vindo ganhar cada vez mais importância e destaque.
Esta proposta de dissertação insere-se no âmbito da automação de testes a sistemas de software, sendo que o candidato selecionado será responsável pelo desenvolvimento de novas funcionalidades para uma plataforma de automação de testes para sistemas baseados em tecnologias web.

Objetivo

O aluno será integrado na equipa da iTGROW e terá como objetivo o estudo, análise, prototipagem, especificação, implementação e validação de novas funcionalidades para uma plataforma de automação de testes para sistemas de software baseados em tecnologias web.

Pretende-se que numa primeira fase, seja realizada uma análise à plataforma e às funcionalidades existentes, ao estado da arte e provas de conceito, seguido da especificação das novas funcionalidades a desenvolver, prototipagem, implementação e validação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

As principais actividades a desenvolver são:
T1: Análise da plataforma existente, do estado da arte, provas de conceito de ferramentas, procedimentos e técnicas de automação de testes de software;

T2: Análise de requisitos e especificação das funcionalidades a desenvolver acompanhada da prototipagem que se revelar necessária. Esta especificação e análise terão o apoio de elementos da equipa da Critical Software. Durante esta fase o aluno deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho;

KO = Kick-off
W = Semana

Tarefa 1 Terminada (KO + 8W)
Tarefa 2 Terminada (KO + 12W)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(Continuação de actividades)
T3: Codificação, implementação e integração das funcionalidades especificadas. Estas tarefas serão acompanhadas de atividades de verificação (e.g. inspeções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes unitários realizados pelo aluno;

T4: Definição, especificação e execução de testes de integração.

T5: Correção de defeitos encontrados. Durante esta fase deverá também ser criado um conjunto de materiais de formação, com a informação de como utilizar, configurar e estender as funcionalidades do que foi desenvolvido;

T6: Apresentação: Apresentação do produto final do projecto de estágio à equipa de projecto e discussão de planeamento para integração do mesmo com a equipa.

T7: Produção da dissertação.

KO = Kick-off
W = Semana

Tarefa T3 terminada (KO+22W)
Tarefa T4 terminada (KO+25W)
Tarefa T5 terminada (KO+30W)
Tarefa T6 terminada (KO+33W)
Tarefa T7 terminada (KO+36W)

Condições

Bolsa de Estágio

O presente estágio prevê a atribuição de uma bolsa de estágio mensal fornecida pela itGrow (componente fixa). Os estagiários que permaneçam na empresa após esse período terão ainda acesso a uma componente de remuneração variável atribuída em função do seu desempenho

Observações

A IT Grow é uma academia de trainees que prima por alguns valores basilares, proporcionando aos seus colaboradores:
- Possibilidade de participar num programa de tutoria (formação profissional)
- Integração numa equipa de projecto real, desafiante e exigente. Projectos da Critical Software.
- Acompanhamento sénior de proximidade (coaching e avaliações formais de desempenho protagonizadas pela equipa de projecto)
- Possibilidade de continuidade após período de estágio, dependendo do sucesso obtido durante o estágio
- Participação em actividades de teambuilding propostas pela empresa.

Perfil do estagiário
A iTGROW procura um aluno com formação base de engenharia informática.

O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa.

O gosto, interesse ou conhecimentos na área de automação de testes de software serão valorizados.

É condição para a atribuição do projecto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados.

Confidencialidade
A informação transmitida pela iTGROW no âmbito do projecto de dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projecto de dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Tiago Neto Rodrigues
tiago.j.rodrigues@criticalsoftware.com 📩