Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 19:25:26 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Modelação da procura para transportes flexíveis utilizando pegadas digitais

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

DEI - AmILab

Enquadramento

Os serviços públicos de transporte de passageiros são um fator chave no desenvolvimento económico e bem-estar social das comunidades. No entanto, oferecer um serviço de transporte público de qualidade em cenários de baixa procura, como zonas rurais ou períodos noturnos nas cidades é extremamente caro.
Os sistemas de transportes flexíveis reativos à procura tentam endereçar este problema através de rotas e horários que podem variar de acordo com a procura efetiva observada. Este tipo de transportes fazem um uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação para tentar fornecer um serviço de transporte “inteligente”, sustentável, personalizável e inclusivo, com uma eficiente utilização dos veículos e com características melhor adaptadas às necessidades de mobilidade dos utilizadores e do seu estilo de vida. Os transportes flexíveis reativos à procura são uma boa forma de reduzir o fosso entre o transporte individual e o transporte público tradicional.

Objetivo

O número limitado de pedidos de transporte em serviços de transporte flexíveis reativos à procura dificulta a aplicação dos modelos tradicionais, como o modelo de 4 passos, para modelar a procura.
Não é fácil estimar matrizes origem-destino para este tipo de transportes e pode, inclusivamente, ser irrelevante fazê-lo pois, dado o reduzido número de viagens quando comparado com outros modos de transporte, os erros podem proliferar. Para além disso, o estudo de viagens para transportes flexíveis reativos à procura requer normalmente uma análise muito cuidada da área de serviço, pelo que o zonamento definido para os outros modos pode conduzir a erros inaceitáveis dada a alta definição espacial necessária aos transportes flexíveis.
Dada a falta de dados de pedidos de viagens e o baixo número de viagens estimadas, toda a informação das mais diversas fontes que possamos utilizar é de especial importância para analisar os padrões de uso do solo no curto prazo e, assim, estimar zonas de geração e atração de viagens de transportes flexíveis reativos à procura. Algumas destas fontes de dados são:
• crowd sourced data;
• web mining;
• dados da utilização dos táxis;
• caracterização de fluxos usando plataformas colaborativas;
• caracterização de padrões de utilização de telemóveis;
• entre outras fontes de dados;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Actividade


Aprofundamento conhecimentos: Set-Out 

Análise de Requisitos: Nov-Dez 

Especificação funcional: Jan-Fev

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Actividade


Desenvolvimento: Fev - Abr 

Testes e avaliação: Abr - Mai 

Escrita Tese: Jun

Condições

Boas capacidades de programação (Java, C, ou C++).
Outras capacidades importantes são gosto por desenvolvimento de sistemas ubíquos, algoritmos, sistemas inteligentes de transportes e análise de dados.

Observações

Os candidatos devem entregar CV com detalhe de classificação nas disciplinas realizadas no 1º e 2º ciclo.
Possibilidade de ser remunerado ao longo do 2º semestre através de uma bolsa de investigação.

Orientador

Carlos Lisboa Bento, Gonçalo Correia e Rui Gomes
bento@dei.uc.pt 📩