Colocações MEI 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 21:59:56 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Modelação de Eventos por Análise Semântica de Posts

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

DEI-AmILab

Enquadramento

Atualmente mais de metade da população mundial vive em espaços urbanos, sendo estes espaços responsáveis por cerca de 80% das emissões de CO2. Esta realidade leva a que cada vez haja uma maior atenção dirigida ao planeamento, desenho e monitorização destes espaços.
Os sistemas ubíquos vieram permitir a monitorização destes espaços, das atividades que neles ocorrem e da mobilidade dos seus habitantes, nomeadamente através de sensores de vários tipos colocados no terreno, de aplicações móveis a correr em “smarphones” e da análise das redes sociais.
Um aspecto importante desta monitorização é a detecção e caracterização automática dos eventos (ex.: espetáculos, exposições, competições, etc) que ocorrem. Esta caracterização permite para futuros eventos prever os impactos dos mesmos, as necessidades específicas de planeamento e as ações que conduzam a soluções de maior sustentabilidade.

Objetivo

Neste estágio pretende-se obter os posts colocados em várias redes sociais (ex.: facebook, tweeter, picasa, flickr) e através da sua análise semântica associá-los a eventos.
Analisando os posts de cada evento pretende-se caracterizar os eventos a partir da semântica dos posts produzidos sobre esses mesmos eventos.
No trabalho de análise semântica pretende-se tirar partido da investigação já produzida no grupo no projeto KUSCO (http://amilab.dei.uc.pt). Neste estágio será ainda, eventualmente, usada a plataforma Gephi para representação e análise de redes sociais ligadas aos eventos estudados.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Actividade


Aprofundamento conhecimentos: Set-Out 

Análise de Requisitos: Nov-Dez 

Especificação funcional: Jan-Fev

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Actividade


Desenvolvimento: Fev - Abr 

Testes e avaliação: Abr - Mai 

Escrita Tese: Jun

Condições

Boas capacidades de programação (Java, C, ou C++).
Outras capacidades importantes são gosto por desenvolvimento de sistemas ubíquos, análise de dados sobre redes sociais.

Observações

Possibilidade de ser remunerado ao longo do 2º semestre através de uma bolsa de investigação.

Orientador

Carlos Lisboa Bento e Gonçalo Correia
bento@dei.uc.pt 📩