Titulo Estágio
Implementação de plataforma de distribuição de conteúdos georreferenciados
Área Tecnológica
Sistemas Móvies e Ubíquos
Local do Estágio
Coimbra
Enquadramento
A Enso Origins é uma empresa vocacionada para o desenho e implementação de soluções de software, com especial enfoque em tecnologias móveis e plataformas web.
A constante presença de dispositivos móveis que apoiam e potenciam cada momento do nosso dia-a-dia representa uma área de grandes desafios tanto sociais como técnicos. Não é já suficiente apenas a criação de aplicações/plataformas móveis que através das suas características ubíquas estejam presentes num determinado momento ou em determinada ação, este tipo de plataformas necessitam conseguir uma permanente integração com as necessidades sociais de cada indivíduo, bem como devem permitir uma experiência para o utilizador o mais suave e inata quanto possível.
Este projeto surge de uma aposta interna da Enso Origins na criação de um produto que permita apoiar indivíduos que se encontrem em determinada área geográfica, disponibilizando aos mesmos um conjunto de informação e conteúdos multimédia que vão permitir experimentar o local que visita de uma forma completa e apoiada, sempre aumentando a realidade que estamos a conhecer e experimentar.
Muitas vezes ao visitarmos um qualquer local, museus, jardins, parques, cidades ou qualquer outro ponto turístico, sentimos uma ausência de orientação e acompanhamento na nossa visita, não sabendo exatamente o que estamos a visitar, ou onde ir. A plataforma a desenvolver, recorrendo a tecnologias móveis e plataformas web, vêm trazer um modelo integrado que permite ao indivíduo consultar mapas, locais, informação em texto, áudio, vídeo, sempre com o apoio de técnicas de realidade aumentada por forma a que a sua experiência do local que visita seja a mais completa possível.
Objetivo
Assim, o objetivo deste projeto é encontrar soluções com recurso à realidade aumentada, de forma a conseguirmos orientar o utilizador num dado local. O utilizador irá conseguir descobrir mais informações sobre o local onde se encontra, qual a opinião de outros visitantes e terá ao seu dispor um conjunto de ferramentas colaborativas que lhe permitem participar desta base de dados de conhecimento a disponibilizar a cada visitante.
Será fornecida, a dispositivos móveis dentro da área designada, diversa informação que permita caracterizar a área referenciada da melhor forma possível, exemplo:
− Disponibilização de mapas com funcionalidade de navegação;
− Disponibilização de conteúdos multimédia (texto, áudio, vídeo);
− Disponibilização de conteúdos por posição geográfica, aproximação de hot-areas;
É primeiro objetivo deste estágio, a análise e enumeração de capacidades técnicas dos dispositivos alvo desta plataforma, de forma a adequar a lista de tipos de conteúdo multimédia suportados à realidade do mercado de dispositivos móveis.
Toda a configuração de canais, áreas e respetivos conteúdos deve ser feita através de uma plataforma web, a desenvolver no âmbito deste estágio, que irá permitir a personalização, edição e colocação dos referidos conteúdos;
A consulta dos conteúdos deve ser feita recorrendo a dispositivos móveis, tendo em conta:
− Capacidade de utilização de sinais wifi e GPS para localização;
− Capacidade de utilização de câmara e análise de imagens para reconhecimento de locais – realidade aumentada;
Deverá ser desenvolvida no âmbito dos trabalhos deste estágio uma aplicação móvel (orientada para sistemas operativos Android) que irá disponibilizar ao utilizador todos os conteúdos previamente inseridos na plataforma web, sendo esta aplicação responsável por introduzir o utilizador, de uma forma simples, ao local que está a visitar, recomendando pontos de interesse e permitindo uma consulta extensiva de todos os conteúdos disponibilizados;
Toda a integração entre as plataformas web e móveis deve seguir uma arquitetura RESTful suportada em tecnologias a eleger através de uma análise efetuada pelo estagiário e devidamente fundamentada e enquadrada com as orientações e necessidades técnicas e sociais da plataforma;
A aplicação móvel deverá fornecer à plataforma um conjunto diverso de informações estatísticas que permitam uma análise dos visitantes de um determinado canal geográfico; Entre diversas informações que venham a ser
possíveis de fornecer é importante a identificação de zonas mais visitadas (utilizando modelos visuais como por exemplo heatmaps).
Dada a facilidade que os utilizadores têm em capturar conteúdos, deve também ser possível a esta aplicação a partilha de conteúdos capturados na área geográfica referenciada pelos seus visitantes, podendo os mesmos ser
partilhados em redes sociais (integração com Facebook) bem como enviados para a plataforma central de conteúdos que após aprovação os disponibilizará a outros utilizadores que se encontrem de visita ao local.
A utilização de tecnologias baseadas em web 2.0 é um fator de extrema importância, bem como o desenvolvimento tendo em conta um futuro alojamento em clouds privadas;
Características do Sistema:
− Arquitetura RESTful;
− Tecnologias web 2.0;
− Desenvolvimento sobre clouds privadas;
− Modelação de informação georreferenciada;
− Interface Web de backend;
− Interface móvel de acesso a conteúdos;
Metodologia:
− O processo de desenvolvimento seguirá a metodologia SCRUM.
− Serão efetuadas reuniões de Sprint Planning e Sprint Retrospective.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
− Análise do estado da arte: Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar;
− Levantamento de requisitos: no levantamento de requisitos do sistema e da aplicação móvel;
− Criação de Product Backlog;
− Criação de prototipo: desenvolvimento um protótipo da plataforma e o desenho da respetiva arquitetura;
− Implementação: fase de desenvolvimento onde será implementado um protótipo tendo em conta os requisitos e funcionalidades determinadas na fase de levantamento de requisitos;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Implementação: fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades anteriormente determinados.
− Testes: fase em que a aplicação será testada com utilizadores num ambiente real.
− Deploy final e relatório de projeto – Revisão desenvolvida e disponibilizada para produção.
Condições
O estágio decorrerá inserido no ambiente de trabalho da Enso Origins, estando o
estagiário inserido na equipa de desenvolvimento contando com todo o apoio
necessário tanto a nível de infra-estrutura como de metodologia para que possa
levar a bom termo todo o trabalho aqui proposto.
O estágio não será remunerado, podendo ser atribuído um apoio mensal para suporte de despesas correntes (transportes/alimentação) a acordar entre a empresa e o estagiário.
Este estágio encontra-se proposto para o aluno João Gabriel Gama Pinto Bessa com o número de estudante 2006124228.
Observações
Este estágio encontra-se proposto para o aluno João Gabriel Gama Pinto Bessa com o número de estudante 2006124228.
Orientador
Carlos Hermínio Nibau Ramos
carlosramos@enso-origins.com 📩