Titulo Estágio
Mobile Game Developer @Wingzstudio
Área Tecnológica
Interação com o Utilizador
Local do Estágio
Coimbra
Enquadramento
O avanço tecnológico global levou a uma cada vez maior utilização de smartphones no dia-a-dia. Este factor criou um mercado enorme levando muitas empresas a dedicarem-se ao desenvolvimento de aplicações direccionadas para estes dispositivos. É neste contexto que surge a WingzStudio, uma jovem empresa que se destina a um mercado específico de aplicações, os videojogos. O mercado preferencial da empresa é a AppleStore.
Este projecto tem como principal objectivo o desenvolvimento de jogos para dispositivos iOS (iPhone e iPad), que acrescentem alguma qualidade ao pouco tempo livre que as pessoas hoje em dia dispõem.
Objetivo
Os objectivos para este estágio são:
- contactar com o mercado de aplicações móveis.
- integrar uma equipa dinâmica e inovadora, tendo o estagiária a possibilidade de propor e/ou implementar conceitos de jogos.
- desenvolver e adquirir competências em desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
- desenvolver e adquirir competência sobre frameworks de partilha de resultados em dispositivos móveis (Game Center, OpenFeint, entre outros).
- adquirir conhecimento sobre as limitações do desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
- implementação de um motor de jogo que sirva de base para os jogos que a WingzStudio tem em mente.
- implementação de jogos para iOS recorrendo aos APIs da Apple
- utilização de metodologias ágeis de desenvolvimento.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
FASE I (duração: 2 semanas)
* levantamento do estado da arte (pesquisa e análise de motores de jogos disponíveis para dispositivos iOS)
FASE II (duração: 2 semanas)
* levantamento de requisitos (análise das necessidades que os jogos a ser produzidos irão levantar)
FASE III (duração: 8 semanas)
* implementação do motor de jogo
- implementação
- análise (comparação entre as funcionalidades implementadas e os requisitos levantados na FASE II)
- testes (verificação das funcionalidades implementadas)
FASE IV (duração: 4 semanas)
* implementação de um protótipo de jogo
- discussão e análise do conceito
- análise de concorrentes disponíveis no mercado
- implementação da mecânica básica de jogo
FASE V (duração: 2 semanas)
* implementação da versão final do jogo idealizado na FASE IV
FASE VI (duração: 2 semanas)
* elaboração do relatório intermédio
Plano de Trabalhos - Semestre 2
FASE VII (duração: 17 semanas)
* produção de jogos (duração: ciclos de 5/6 semanas)
- implementação de protótipo de jogo
* discussão e análise do conceito
* análise de concorrentes disponíveis no mercado
* implementação da mecânica básica de jogo
- implementação da versão final do jogo
FASE V (duração: 3 semanas)
* elaboração do relatório final
Condições
- Acesso a software de desenvolvimento;
- Acesso a hardware para testes;
- Reunião semanal presencial com o orientador;
- Estágio remunerado
Orientador
Nuno Esculcas
nesculcas@microstrategy.com 📩