Titulo Estágio
PRO11-IRmy Telecom Knowledge System
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Aveiro Inova- Ria MAISIS
Enquadramento
Criação de uma aplicação para suporte à consulta de informação sobre um inventário de telecomunicações baseado em ontologias e dos relacionamentos,associações entre documentos e objectos das ontologias.
Objetivo
• Integração com sistema de inventário de telecomunicações com repositório conhecimento
• Desenho de ontologias
• Suporte para os seguintes formatos: RDFS, OWL-DL e OWL 2.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 Estudo da plataforma de gestão de conhecimento
Esta tarefa tem como objectivo a ambientação do estagiário com o sistema de conhecimento existente. A carga desta tarefa será distribuída ao longo do tempo, sendo que na fase inicial terá um maior esforço com vista à assimilação dos conceitos mais importantes do sistema de gestão de conhecimento e sobre as suas tecnologias de suporte. O estagiário deverá abordar no mínimo os seguintes sistemas/tecnologias:
RDF
Ontologias (OWL)
API de dados (KServer)
Web-services
T2. Prototipagem
Nesta tarefa o estagiário deverá estruturar, planear e desenhar a interface de utilização com vista á navegação na estrutura de conhecimento. Existem diferentes formas de realizar esta tarefa, no entanto propõe o seguinte conjunto de outputs:
o Mapas de navegação
o Storyboards
o Protótipos da UI
o Mockups gráficos
Convém referir que, sendo o objectivo deste estágio o desenvolvimento de uma perspectiva Web de edição de uma determinada estrutura de conhecimento (ontologias), é critico dotar o sistema de uma interface intuito, de alta usabilidade e escalável, que permita visualizar “conhecimento” de uma forma rica (ex. grafos, mind-maps). Esta fase irá ter um papel importante na experiência do utilização da aplicação a criar, logo esta fase é de extrema relevância para o resultado final do estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T3. Levantamento de requisitos
Pretende-se que o estagiário deverá efectuar um estudo e levantamento do requisitos do sistema a implementar. Estes requisitos serão validados pelos membros da equipa e pelos stakeholders.
T4. Especificação
Nesta fase deverá ser criado um ou mais artífices que definam de uma forma detalhada a especificação do sistema. Uma boa especificação para além de tornar o projecto mais claro e tangível, auxilia e evita também possíveis dissabores nas fases posteriores.
T5. Testes e Implementação
Pretende-se que o estagiário nesta tarefa implemente o sistema. Para isso pede-se que para além da implementação sejam também criados testes de unidade e testes de automação.
T6. Testes e Integração
Esta fase tem por objectivo integrar os diferentes componentes criados, assim com a criação e execução de baterias de testes de integração e automação.
T7. Auditoria e Revisão
Neste ponto o estagiário terá que assegurar que os artifícios criados estão consistentes e correctos, de acordo com as politicas definidas para a organização e projecto. A aprovação do trabalho realizado está dependente do resultado dos processos de verificação e validação realizados.
Condições
Inclusão no âmbito do Programa Talento.
Consulta o Regulamento deste programa em: http://www.inova-ria.pt/projectos/talento.asp
Observações
Referências bibliográficas
Davis, Mills. 2008. Semantic Wave 2008 Report. [Document] Washington : Project10X, Project10X, 2008.
Smith, Reid G. and Farquhar, Adam. 2000. The Road Ahead Knowledge Management. AI Magazine. 2000.
Vladan Devedzić, Understanding ontological engineering, Communications of the ACM, v.45 n.4, April 2002.
Perfil requerido ao candidato:
O candidato deve ter uma forte autonomia; motivação para a descoberta de novas abordagens para a resolução de paradigmas.
Aspectos inovadores da proposta:
-Investigação na área da web-semantica
-Investigação na área das ontologias aplicadas a redes e serviços de comunicações
-Desenvolvimento numa arquitectura orientada ao serviço
-Uso de tecnologias state-of-the-art
Orientador
José Miguel Carvalho Larguesa Grade
regina@inova-ria.pt 📩