Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-03 07:31:49 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Backyard - Desenvolvimento de um jogo de corridas, para plataforma Android/iOS

Área Tecnológica

Interação com o Utilizador

Local do Estágio

Coimbra | IPN-Incubadora

Enquadramento

A proposta de estágio insere-se no âmbito de trabalho em curso na TAPESTRY SOFTWARE e pretende adaptar uma proposta de game design originalmente criada para PC, tirando partido da inovação introduzida
pelas possilidades de interacção e controlo nas plataformas tablet Android/iOS.

A base é um protótipo de jogo para plataforma PC demonstrador do conceito de end-user content generation na qual o jogador manipula objectos, numa representação de um fundo de quintal, a partir do qual cria “racing tracks” para partilhar e jogar com os amigos.
O conceito adopta a metáfora das corridas de miniaturas, populares na infância, aqui traduzidas para o meio digital.

Objetivo

Pretende-se com este estágio estudar a adaptação da interface de controlo ao modelo de touchscreen, combinando touch com orientação do dispositivo para edição do espaço e o o uso de informação dos sensores para controlo de condução em pista.

Dependendo do progresso dos trabalhos será ainda tentada a implementação de um modelo de operação multiplayer com base na actualização de estado, com uma esratégia peer-to-peer em rede local.

O projecto seguirá uma metodologia de gestão ágil na qual serão adoptados instrumentos da metodologia SCRUM no processo de Engenharia de Software. Esta é uma oportunidade única para o estagiário aprender
e colocar em prática o conjunto de técnicas de concepção e avaliação de interface, e de avaliação de jogabilidade, em contexto.

Os principais produtos do estágio serão:
a) um protótipo operacional para o jogo proposto.
b) um webservice para indexação, distribuição e partilha de cenários de jogo editados pelo jogador
c) N cenários de teste exemplares para avaliação do protótipo (níveis).

O desenvolvimento recorrerá a bibliotecas de arte e a uma game engine existente, podendo o estagiário proceder à sua expansão.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Actividade A1. State of the art (M1-M3)
Análise do conceito de jogo e do contexto de end-user content creation em jogos, estudo de plataformas de desenvolvimento disponíveis técnicas de interface em tablet.

Actividade A2. Design Detalhado da Proposta de Jogo (M2 – M3)
Game design. Análise do contexto de jogo, definição do modelo de interação, design de interface de edição de cenários de jogo, ajuste ou eventual adaptação de arte 3D, existente.

Actividade A3. Desenho de Webservice de suporte (M3 – M4)
Definição da arquitectura do serviço de registo e partilha de cenários de jogo editados com a aplicação/jogo.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Actividade A4. Prototipagem (M5 – M10)
Implementação e teste de um prototipo funcional do serviço e da aplicação de jogo com base em iterações e incrementos mensais; realização de testes e correcções, com base no resultado de avaliações de usabilidade e de jogabilidade.

Actividade A5. Avaliação de Usabilidade e Jogabilidade (M9)
Definição de modelo de avaliação com critérios e métricas, escolha das técnicas adequadas, preparação e execução dos testes, análise e conclusões.

Actividade A6. Produção da dissertação (M10 – M11).

Condições

Para este estágio, pretendem-se candidatos tecnicamente capazes, com interesse por trabalho interdisciplinar. Com boa capacidade de autonomia e iniciativa.

O estágio não será remunerado, no entanto, poderá haver lugar à atribuição de um prémio, de acordo com os resultados alcançados e no caso da sua valorização económica, a avaliar pelo orientador, periodicamente, no final de cada semestre.

Orientador

Ana Sofia Almeida
info@tapestrysoftware.com 📩