Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 19:53:12 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de Funcionalidades de Corporate Collaboration para Serviços de Comunicação

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

Devido ao aumento da capacidade de teletrabalho, existe cada vez mais a necessidade de permitir aos colaboradores das empresas trabalhar em projectos comuns, mesmo estando separados.

Para permitir a colaboração entre pessoas da mesma equipa, os serviços de voz e mensagens oferecidos pelos operadores de comunicações são essenciais, mas o serviço de voz e mensagem não é específico para clientes empresariais.

Algumas empresas decidiram apostar na elaboração de produtos que permitem a colaboração em tempo-real, entre várias pessoas da mesma empresa. Alguns exemplos desses produtos são o “37signals CampFire” ou o “Atlassian HipChat”.

Estas aplicações de colaboração em tempo-real, permitem que vários colaboradores de uma empresa colaborem entre si, participando em conjunto na elaboração de ideias e documentos. A discussão é gravada, ficando as ideias registadas e organizadas por projectos.

As aplicações existentes não estão integradas com as ofertas dos serviços de voz, vídeo e mensagens para redes móveis, pelo que os utilizadores têm de obrigatoriamente usar apenas as aplicações fornecidas.

Faz sentido juntar as comunicações de voz, vídeo e mensagens de redes móveis, com funcionalidades adicionais que permitam aos clientes agrupar as discussões com os colegas (independentemente do meio utilizado). Esse agrupamento adicionaria valor às comunicações

O estagiário será englobado na equipa de desenvolvimento, tendo acesso a toda a informação necessária e a colaboradores experientes que lhe poderão dar indicações e orientar em dificuldades técnicas tirando máximo partido das suas capacidades.

Objetivo

O objectivo do estágio é o desenvolvimento de um serviço que agrupe discussões entre colaboradores de uma empresa. A colaboração será fundamentalmente iniciada por mensagens instantâneas (IM), podendo ser seguida de chamadas de voz/vídeo em conferencia ou mensagens SMS.O desenvolvimento será focado num servidor central que agrupará as discussões, bem como numa aplicação web e numa aplicação PC.

A aplicação deverá permitir comunicação em tempo-real, mas também prosseguir as conversas que foram iniciadas e interrompidas, podendo os clientes deixar mensagens que serão vistas quando o utilizador voltar a iniciar a aplicação.

O sistema deverá também permitir a partilha de ficheiros. Esses ficheiros partilhados ficam associados à sala de conversação, para serem utilizados mais tarde.

O estagiário deverá começar por conduzir um estudo comparativo de soluções existentes no mercado como forma de identificação de aplicações semelhantes e respectivas funcionalidades.

Seguidamente deverá estudar os protocolos standard a utilizar, de forma a recolher a informação técnica necessária para o estágio.

Deverá efectuar também a análise de requisitos do projecto. Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá executar algumas actividades de prototipagem.

Depois da análise de requisitos finalizada, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades esperadas.

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Análise detalhada das funcionalidades
- Levantamento do estado da arte e análise das funcionalidades de aplicações semelhantes
- Análise de requisitos dos desenvolvimentos a efectuar
- Elaboração do plano de desenvolvimento
- Prototipagem de algumas funcionalidades
- Desenvolvimentos de uma aplicação servidor com:
1. Gestão de contas (username/password);
2. Gestão de salas de conversação;
3. Re-transmissão e gravação de mensagens IM;
5. Gestão de utilizadores (lista partilhada dentro da empresa);
6. Armazenamento de ficheiros;
7. Informação sobre disponibilidade;
- Preparação da solução para demonstrações internas e testes não funcionais de benchmarking
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Desenvolvimento da aplicação Web:
1. Chamadas de voz em conferencia (integração com servidor de conferencia);
2. Chamadas de vídeo em conferencia;
3. Aplicação PC para notificações e visualização da informação em offline;
4. Importar threads de email para a aplicação;
5. Convite web para utilizadores externos;
- Preparação da solução para demonstrações
- Documentação final de estágio

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

O estágio será remunerado de acordo com a remuneração de um estágio profissional.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do backlog, promove os scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Paulo Sousa
paulo.sousa@wit-software.com 📩