Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-03 05:05:03 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de serviços suplementares de telefonia usando o protocolo SIP

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT Software fornece aplicações de telecomunicações a nível mundial, para clientes tais como o Grupo Vodafone e o Grupo Telefonica. Esta proposta integra-se no desenvolvimento de aplicações servidor para operadores de telecomunicações móveis.

A infraestrutura de rede de operadores de telecomunicações móveis que fornecem serviços 3G ou 4G assenta numa arquitectura IMS (IP Multimedia Subsystem). Esta arquitectura divide a rede em componentes lógicos, e permite que sejam desenvolvidas novos serviços suplementares de telefonia, utilizando protocolos standard como o SIP (Session Initiation Protocol). De modo a não perderem funcionalidades, os operadores de telecomunicações vêm-se obrigados à re-implementação dos serviços suplementares de telefonia, a título de exemplo: chamada em espera, re-encaminhamento de chamadas, chamadas anónimas, etc. Essa implementação segue um standard denominado por MMTel (Multimedia Telephony Service).

É neste enquadramento que a WIT pretende desenvolver um servidor que forneça os serviços suplementares definidos na norma MMTel. Esse Application-Server deverá ser integrado numa rede IMS open source (OpenIMS).

Para tal, a WIT está preparada para acolher e instruir um estagiário nos tópicos de VoIP, SIP, IMS e MMTel.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

Apesar do estagiário ser incluído na equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de produto. Isto é apenas um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é apenas fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa oficial de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre VoIP, sistemas IMS e a sua arquitectura e sobre serviços suplementares de telefonia.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste na implementação de um servidor que se liga a uma rede IMS e enriquece com serviços suplementares as chamadas de voz, utilizando o protocolo de comunicação SIP.

Com o auxilio de um tutor, o estagiário deverá começar por estudar a arquitectura IMS que se encontra hoje em dia em funcionamento na maioria dos operadores de telecomunicações, de modo a ganhar conhecimento sobre o seu funcionamento.

Após consolidar o conhecimento sobre IMS, deverá conduzir um estudo sobre o estado da arte das funcionalidades dos serviços suplementares de telefonia. Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Seguidamente, deverá estudar os protocolos standard, de forma a recolher a informação técnica necessária para a fase de implementação do estágio. Deverá efectuar também a análise de requisitos do projecto.

Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá executar primeiro algumas actividades de prototipagem.

Depois da análise de requisitos finalizada, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades desejadas.

A aplicação deverá ser incluída no ambiente de testes IMS da WIT e deverá estar disponível para demonstração interna e estudos de benchmarking. No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo da arquitectura IMS usada por operadores de telecomunicações (a parte prática será feita com recurso à plataforma open source OpenIMS). O estagiário será acompanhado por um tutor técnico para consolidação de conhecimentos;
- Análise detalhada das funcionalidades propostas para o estágio;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Prototipagem de uma aplicação SIP no ambiente IMS;
- Desenvolvimento de aplicação inicial com as seguintes funcionalidades:
1. Originating Identification Presentation (3GPP TS 24.607);
2. Terminating Identification Presentation (3GPP TS 24.608);
3. Originating Identification Restriction (3GPP TS 24.607);
4. Terminating Identification Restriction (3GPP TS 24.608);
5. Front-office para configuração dos serviços suplementares desenvolvidos;
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimento:
1. Back-office para gestão do servidor;
2. Front-office para configuração dos serviços suplementares;
3. Barring of all incoming calls (3GPP TS 24.611);
4. Barring of all outgoing calls (3GPP TS 24.611);
5. Barring of outgoing international calls (3GPP TS 24.611);
6. Barring of incoming calls when roaming (3GPP TS 24.611);
7. Communications waiting (3GPP TS 24.615);
8. Communications hold (3GPP TS 24.610);
9. Communication forwarding unconditional (3GPP TS 24.604);
10. Communication forwarding not logged in (3GPP TS 24.604);
11. Communication forwarding on busy (3GPP TS 24.604);
12. Communication forwarding not reachable (3GPP TS 24.604);
13. Communication forwarding on no reply (3GPP TS 24.604);
14. Message waiting indication (3GPP TS 24.606);
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais através de benchmarking;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra. O estagiário terá ao seu dispor os recursos necessários para desempenhar as suas tarefas.

O estágio será remunerado de acordo com a remuneração de um estágio profissional.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do backlog, promove os scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Rafael de Bastos Afonso Maia
rafael.maia@wit-software.com 📩