Titulo Estágio
PRO05-IR EmuLix – Next Generation Emulation Tool for Telco Networks (LTE)
Área Tecnológica
Comunicação Telemática
Local do Estágio
Aveiro Inova-Ria PT Inovação
Enquadramento
Muitas das promessas do subsistema IMS depende de uma validação e testes eficazes daquilo que vai ser entregue ao cliente final. Enquanto os fabricantes de equipamentos e os operadores de telecomunicações estão focados no desenvolvimento de plataformas e serviços, a validação destes começa a representar o próximo grande desafio. A base de protocolos usados para o IMS está rapidamente a mudar e estes são extremamente abertos por natureza (as mensagens e os campos podem ser customizados livremente), fazendo com que a tarefa de testes seja muito difícil de finalizar dentro do tempo e orçamento previstos.
Para endereçar esta necessidade, uma ferramenta deve ser escolhida para testar o IMS. Esta ferramenta deve ser poderosa, acessível, sem custos de licenciamento e extremamente ágil. Com a facilidade e agilidade de execução de testes de validação de serviços e plataformas vem melhor qualidade de serviço e uma melhor experiência para os utilizadores finais destas soluções, aumentado assim a confiança dos operadores no seu fornecedor deste tipo de soluções, potenciando assim maiores fluxos de receitas para este último.
Assim este trabalho ambiciona o desenvolvimento e a customização de uma ferramenta de testes sobre a plataforma Seagull. A plataforma Seagull é um gerador de tráfego multi-protocolar Open Source, criada pela HP em 2006 e publicada no portal Sourceforge. Embora seja um gerador poderoso de tráfego para testes unitários, funcionais ou performance para qualquer tipo de protocolo, a sua usabilidade e facilidade de configuração em cenários complexos de teste é bastante complexa e morosa. Pretende-se então o desenvolvimento de um nível de abstracção que permita a configuração e execução de vários cenários de testes de uma forma fácil e amigável para a equipa de testes. Finalmente é necessário que esta ferramenta possa ser invocada através de um motor de integração contínua (ex: Jenkins) de forma a permitir a automatização de testes e execução periódica sem qualquer intervenção humana. As linguagens de programação a usar neste projecto devem ser orientadas ao paradigma de Behaviour Driven Development, como por exemplo Cucumber ou JRuby.
Objetivo
Este projecto tem como resultado esperado a criação da ferramenta EmuLix que seja capaz de emular vários cenários de testes sobre plataformas e serviços de telecomunicações de 4ª geração (LTE), tendo por base a plataforma open source Seagull da HP. Esta ferramenta deve permitir de uma forma amigável e robusta a configuração de novos cenários de testes.
Assim vários objectivos necessitam de ser atingidos:
• Conhecimento sobre a plataforma Open Source Seagull
• Conhecimento sobre os vários protocolos IMS envolvidos
• Conhecimento sobre linguagens de programação do tipo Behaviour Driven Development
• Análise dos vários cenários de testes a implementar
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Análise da plataforma Open Source Seagull.
2. Análise dos protocolos IMS mais significativos para os cenários de teste a desenvolver.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
3. Desenvolvimento e Customização da plataforma Seagull para os vários cenários de testes IMS/LTE/4G.
4. Implementação dos cenários de testes de uma release de SW a designar.
5. Automatização dos cenários de teste através da integração da ferramenta EmuLix com o motor de integração contínua.
6. Relatorio Final de Dissertação
Condições
Inclusão no âmbito do Programa Talento.
Consulta o Regulamento deste programa em: http://www.inova-ria.pt/projectos/talento.asp
Observações
Ferramentas a utilizar :
[http://jenkins-ci.org/]
[http://cukes.info/]
Referências bibliográficas :
[http://en.wikipedia.org/wiki/IP_Multimedia_Subsystem]
[http://jenkins-ci.org/]
[http://cukes.info/]
Orientador
Nuno Couto
nuno-s-couto@ptinovacao.pt 📩