Titulo Estágio
Tese de Investigação: BI nas organizações: como, quanto, qual?
Área Tecnológica
Bases de Dados
Local do Estágio
DEI/UC
Enquadramento
Existem no mercado muitas ferramentas de Business Intelligence. Porém, quando uma instituição pretende usar uma num dado cenário, que expectativas deve ter relativamente aos custos, facilidade de utilização, necessidades de formação, dificuldades e outras?
Objetivo
Pretende-se comparar as ferramentas existentes e criar cenários de utilização nas quais se testa a capacidade daquelas para atender às necessidades.
Este é um trabalho muitíssimo util, quer para organizações que queiram adoptar soluções de BI poderem escolher com conhecimento de causa, quer para a comunidade cientifica perceber quais os camimnhos actuais no estado da arte e quais os aspectos que seria desejável investigar.
Pretende-se planear casos de uso e experimentar como cada ferramenta existente consegue (ou não) ser util, o esforço que cada uma implica no desenvolvimento da solução e o valor da solução daí resultante.
Tendo em consideração as muitas ferramentas open-source existentes no mercado e as que se pagam, quais as funcionalidades, custos e proveitos que estas oferecem?
Quais as métricas que devem ser usadas e qual o valor que cada funcionalidade de cada ferramenta existente tem para cada métrica?
-> custo
-> facilidade de instalação
-> facilidade de desenvolvimento do objectivo de análise
-> performance, escalabilidade
-> outros
Este trabalho será também uma oportunidade de trabalho em conjunto com um colega de outra instituição que se tem dedicado a este tipo de estudo, e com quem pretendemos emparceirar neste trabalho.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1- definição de casos de estudo e das metricas
será importantíssimo definir-se quais os casos de estudo, que requisitos terão a nivel de tratamento e análise de dados. Especificaremos tb quais as metricas de comparação.
2- levantamento de ferramentas BI possiveis
Existindo tantas ferramentas para cada parte do processo de BI, será necessário estudar as que iremos testar.
3- escolha das ferramentas a testar
4- inicio de implementação dos casos de estudo
Tendo as ferramentas, poderemos entao começar a desenvolver os casos de estudo nas ferramentas.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
5- Implementação de todos os casos de estudo em formato de comparação das ferramentas
continua o ponto anterior.
6- resultados das comparações, elaboração de relatorio, elaboração de artigo.
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Condições
Nao remunerado.
Orientador
Pedro Furtado
pnf@dei.uc.pt 📩