Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 19:31:45 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO01-IR Integração de Fontes de Tráfego em SGF

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro - Inova-Ria - Telbit

Enquadramento

A fraude em telecomunicações é um fenómeno em constante mutação que assume distintas vertentes (subscrição, técnica, interna, agentes, etc.) que são transversais à estrutura do operador e que, segundo diversos estudos poderá originar perdas entre 3% a 6% das receitas dos operadores. A evolução tecnológica, conjugada com a dinâmica de lançamento de novos produtos e serviços, constitui um factor adicional de preocupação, pela possibilidade de originar novas técnicas de fraude e exigir o tratamento de novas fontes de informação.
Os sistemas de gestão da fraude (SGF) são uma ferramenta essencial para os operadores de telecomunicações porque permitem a análise de uma forma inteligente de grandes volumes de informação e identificação de padrões de fraude em tempo útil.
O Centaur é um SGF desenvolvido pela Telbit, em parceria com a PT Inovação, que se encontra actualmente em produção no maior operador nacional de telecomunicações, a TMN – Telecomunicações Móveis Nacionais S.A. e que permite um controlo eficaz de todas as vertentes de fraude.
Pretende-se com este mestrado, o desenvolvimento de funcionalidades avançadas, ao nível da fase de ETL, que permitam um ganho significativo na integração de novas fontes de tráfego.
Actualmente, o Centaur faz a colecta, mediação e carregamento de cerca de 60 milhões de registos de tráfego (CDRs) diariamente, pelo que uma das principais preocupações é a performance. É necessário não só agilizar a construção de todo o processo de ETL, mas também fazer com que este seja executado com o máximo de performance possível.

Objetivo

O objectivo é dotar o Centaur com um conjunto de ferramentas de alto nível na fase de ETL que permita, por um lado, diminuir significativamente o custo da integração de novas fontes, e por outro, que esta integração garanta um nível de performance elevado e sem grandes oscilações em relação ao esperado.
As principais tecnologias a serem usadas serão: Oracle, PL/PLSQL

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Contextualização na área da detecção de Fraude e SGF Centaur
T2 – Análise e Especificação de Requisitos

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 – Implementação dos Requisitos
T4 – Integração e testes funcionais à(s) ferramenta(s)
T5 – Elaboração da Dissertação

Condições

Inclusão no âmbito do Programa Talento.
Consulta o Regulamento deste programa em: http://www.inova-ria.pt/projectos/talento.asp

Observações

Referências bibliográficas:
BURGE (P.), SHAWE-TAYLOS (J.), COOKE (C.), MOREAU (Y.), PRENEEL (B.) e STOERMANN (C.), “Fraud detection and management in mobile telecommunications networks”, ECSD, 1997;
The Data Warehouse ETL Toolkit, Ralph Kimball, Joe Caserta.
Perfil requerido ao candidato:
Conhecimentos de Base de Dados (Oracle e PL/SQL)
Conhecimentos de sistemas Unix/Linux
Boa capacidade de abstracção
Independência e pro-actividade
Aspectos inovadores da proposta:
Integração em ambiente real - não académico – dos resultados da investigação mais recente realizada nesta área.

Orientador

Carlos Vieira
mneves@telbit.pt 📩