Titulo Estágio
Sistema de Informação para supervisão de infra-estrutura distribuída geograficamente
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
LIIS@DEI-FCTUC
Enquadramento
A supervisão de infra-estruturas distribuídas geograficamente, envolvendo tarefas como o planeamento, a gestão e a monitorização, pode ser substancialmente facilitada e melhorada usando sistemas de informação e tirando partido do desenvolvimento das tecnologias de informação, nomeadamente das tecnologias de informação geográfica.
A integração de sistemas de informação geográfica (SIG) em sistemas de informação mais abrangentes representa uma oportunidade de incorporar num mesmo sistema as especificidades de cada um, permitindo o desenvolvimento de soluções eficientes e que potencializem a melhoria do desempenho da supervisão de grandes infra-estruturas.
Objetivo
Pretende-se desenvolver um sistema de informação com funcionalidades que permitam efectuar o planeamento, a gestão e a monitorização de uma infra-estrutura como a rede de saneamento de uma cidade, suportadas em ferramentas de informação geográfica.
Será dada atenção especial à integração das componentes de informação geográfica no sistema de informação global.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Estudo do “state of the art” sobre Sistemas de Informação integrando componentes de informação geográfica;
2. Estudo sobre Sistemas de Informação Geográfica;
3. Análise de Requisitos do sistema e das funcionalidades a desenvolver de forma a alcançar os objectivos estabelecidos;
4. Especificação da arquitectura do sistema de informação, escolhendo as ferramentas mais adequadas ao seu desenvolvimento;
5. Realização de uma versão protótipo;
6. Elaboração de documentação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
7. Desenvolvimento e implementação dos módulos fundamentais do Sistema de Informação;
8. Desenvolvimento e implementação dos módulos de informação geográfica;
9. Teste e validação do sistema desenvolvido;
10. Elaboração de documentação e da Dissertação final.
Condições
O estágio decorrerá no Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC) e poderá envolver a colaboração com o SMAS da Figueira da Foz.
Sendo o estágio de investigação, a/o candidata/o deverá apresentar motivação e competências relevantes na área de trabalho.
O estágio será desenvolvido com a co-orientação da Engenheira Alexandra Ribeiro, pós-graduada em Tecnologias de Informação Geográfica e professora no ISEC.
Orientador
Alberto Cardoso
alberto@dei.uc.pt 📩