Titulo Estágio
Deteção de Multidões a Partir de Dados das Redes Sociais
Área Tecnológica
Sistemas Móvies e Ubíquos
Local do Estágio
DEI
Enquadramento
As redes sociais – Facebook, Twitter, Linkdln, MySpace – para além do papel que desempenham na comunicação e articulação nas sociedades modernas são cada vez mais fontes de dados, informação e conhecimento que ajuda a melhorar o funcionamento e articulação entre os cidadãos, o espaço urbano e a evolução desses mesmos espaços urbanos onde hoje em dia já vive mais de metade da população mundial.
Objetivo
No projecto “CROWDS - Understanding Urban Land Use from Digital Footprints of Crowds” uma das tarefas a desenvolver é compreender se os métodos de detecção de presença de pessoas no espaço urbano baseada no volume de comunicações; inserção de fotos geo-referenciadas; e análise de de pontos de interesse são bons preditores da presença de multidões nos vários locais do espaço urbano.
Nesse sentido neste projecto pretende-se analisar e melhorar os mecanismos de predição atrás referidos, tendo como “ground truth” as contagens reais de pessoas que estiveram em eventos como sejam concertos, jogos de futebol e outros eventos públicos.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Aprofundamento de conhecimentos: Set-Out 2012
Recolha e análise de dados de eventos: Nov 2012
Análise dos resultados obtidos com os métodos actuais: Dez-Jan 2013
Escrita do relatório intercalar e preparação defesa: Jan 2013
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Melhoramento dos métodos de predição: Fev-Maio 2013
Análise de resultados: Mar – Maio 2013
Escrita do relatório e preparação defesa: Maio – Jun 2013
Condições
Frequência com aproveitamento na disciplina de Sistemas Ubíquos.
É factor preferencial alunos que tenham desenvolvido nesta disciplina um projecto relacionado com a temática do estágio.
Observações
Este estágio pode ser remunerado. Remuneração sujeita a concurso de bolsa de investigação de acordo com as normas da FCT.
Orientador
Carlos Bento (UC); Francisco Cãmara Pereira (MIT Singapore)
bento@dei.uc.pt 📩