Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 19:49:10 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Proposta de um modelo cognitivo de acesso ao meio para redes de sensores sem fios

Área Tecnológica

Comunicação Telemática

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Apesar do elevado potencial das Redes de Sensores Sem Fios (RSSFs) ainda é escassa a aplicação real desta tecnologia em processos de engenharia. A diferença entre os avanços científicos e a sua utilização real ainda se apresenta significativa. Existem, no entender de muitos analistas, duas razões básicas para esta diferença. Por um lado é uma tecnologia recente e a sua integração com outro tipo de equipamento não tem sido trivial. Por outro lado, as RSSFs ainda não oferecerem mecanismos de fiabilidade semelhantes aos equipamentos tradicionais.

Objetivo

Este estágio propõe-se desenvolver um modelo cognitivo de acesso através de técnicas de sensoriamento e de análise do espectro que promovam o uso oportunista do espectro de frequências e reduzam as interferências entre redes heterogéneas. O modelo a implementar para rádios cognitivos deve considerar os requisitos da aplicação, as variações no ambiente, as interferências em frequências adjacentes, a potência de transmissão e a qualidade de serviço pretendida. Dessa forma, os rádios cognitivos devem aprender por meio de observação e da análise do espectro, e assim planear a frequência a ser utilizada.
Este sistema será posteriormente avaliado numa aplicação já existente e suportada pelos grupos da Universidade de Coimbra e da Universidade Federal de Lavras (Brasil).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo das Redes de Sensores Sem Fios, dos sistemas operativos TinyOS e Contiki.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 meses

2) Implementação de dois protótipos laboratoriais na Universidade de Coimbra e na Universidade Federal de Lavras que servirão de suporte aos testes.
Data de início: Novembro 2012
Duração estimada: 2 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Proposta de um modelo de análise de espectro e avaliação da qualidade de serviço desejada e suportada para os diferentes canais.
Data de início: Janeiro 2013
Duração estimada: 2 meses

4) Proposta de um modelo de gestão de canais numa rede de sensores sem fios.
Data de início: Março 2013
Duração estimada: 2 meses

5) Validação e testes
Data de início: Maio 2013
Duração estimada: 2 meses

6) Escrita de documentos científicos e participação em fóruns internacionais
Data de início: Janeiro 2013
Duração estimada: 6 mês

Condições

Este trabalho será desenvolvido em colaboração com o Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Lavras no Brasil.

Observações

Orientador

Jorge Sá Silva, Luiz Correia
sasilva@dei.uc.pt 📩